Absorventes gratuitos: saiba quem tem direito e como retirar nas farmácias populares do Paraná

Compartilhar

Foto: Carlos Costa/CMC

Pessoas em situação de vulnerabilidade podem retirar absorventes gratuitamente nas farmácias populares de todo o país, desde janeiro deste ano. O benefício faz parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, do governo federal, que busca combater a pobreza menstrual e seus impactos na saúde e na qualidade de vida das mulheres.

Para participar do programa, é preciso ter entre 10 e 49 anos, estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e se enquadrar em uma das seguintes condições: ter renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa, ser estudante da rede pública de ensino com baixa renda ou estar em situação de rua. Além disso, é necessário baixar o aplicativo Meu SUS Digital e gerar uma autorização para retirar os absorventes nas farmácias populares. No Paraná, são 2.812 farmácias habilitadas em 374 cidades.

O Ministério da Saúde lançou uma cartilha com todas as informações sobre o programa, que pode ser acessada no portal do ministério. O material também orienta sobre temas como a primeira menstruação, a prevenção de infecções e doenças e o enfrentamento dos estigmas relacionados à menstruação.

Em caso de dúvidas ou dificuldades para acessar o programa, as pessoas podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou ligar para o Disque Saúde 136. Outros órgãos públicos que atendem mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade social também podem oferecer ajuda.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas