Cida Borghetti recebe título de Cidadã Benemérita do Paraná por sua trajetória política

Compartilhar

Crédito: Divulgação

A ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP), será homenageada no dia 27 de fevereiro com o Título de Cidadã Benemérita do Estado do Paraná. A proposta foi feita pelo deputado estadual Adriano José (PP), que elogiou as realizações de Cida em prol do desenvolvimento do estado.

Cida foi a primeira mulher a governar o Paraná, entre abril e dezembro de 2018, com uma gestão marcada pelo diálogo, ética e transparência. Ela liberou R$ 8,7 bilhões para investimentos em todas as áreas e em todos os municípios do estado, sem distinção partidária. Ela também assinou o convênio para a construção da segunda ponte entre o Brasil e Paraguai, criou a divisão de Combate à Corrupção, ampliou a Patrulha Maria da Penha, iniciou o projeto do Condomínio do Idoso e colocou no ar o Governo Digital.

Cida Borghetti nasceu em Caçador (SC) e é empresária e jornalista. Ela se formou em Administração Pública pela UNISUL e se especializou em Políticas Públicas pela UFRJ. Ela começou sua vida política no PDS Jovem e foi presidente voluntária do PROVOPAR de Maringá. Ela também foi Chefe do Escritório de Representação do Paraná em Brasília, no governo de Jaime Lerner.

Ela foi candidata a prefeita de Maringá em 2000 e se elegeu deputada estadual em 2002 e 2006. Ela foi recordista de leis aprovadas e sancionadas na Assembleia Legislativa, com destaque para as campanhas de combate ao câncer de mama e a saúde preventiva. Em 2010, ela foi a mulher mais votada para a Câmara Federal, onde presidiu a Comissão que aprovou o Marco Legal da Primeira Infância. Em 2014, ela foi eleita vice-governadora na chapa de Beto Richa.

Em 2019, ela foi indicada para ser a embaixadora da Organização Mundial da Família na América do Sul e em 2021, ela foi nomeada Conselheira da Itaipu Binacional pelo presidente Jair Bolsonaro.

A sessão de entrega do título será no dia 27 de fevereiro, às 18h30, no Plenário da Assembleia Legislativa. O evento contará com a presença de amigos, familiares e ex-colegas de Cida Borghetti.


Compartilhar