Toffoli manda investigar Moro por possível fraude em delação de empresário

O pedido de investigação partiu da PGR (Procuradoria-Geral da República).

  • Foto: Pedro França / Agência Senado

    O senador e ex-juiz Sergio Moro (União Brasil-PR) é alvo de um inquérito aberto pelo ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), por suspeita de ter cometido fraude em uma delação premiada feita antes da Operação Lava Jato. O pedido de investigação partiu da PGR (Procuradoria-Geral da República).

    O delator é o empresário e ex-deputado estadual Antônio Celso Garcia, conhecido como Tony Garcia, que afirma ter sido coagido a gravar pessoas ilegalmente por Moro e por procuradores após assinar um acordo de colaboração em 2004. A informação foi divulgada pela GloboNews e confirmada pela Folha de S.Paulo.

    Garcia relatou as supostas irregularidades à juíza federal Gabriela Hardt em 2021.

    Em novembro de 2022, a juíza cancelou o antigo acordo de delação, a pedido do MPF (Ministério Público Federal) de 2018. O empresário ainda tenta reverter a decisão na Justiça.

    A Polícia Federal também solicitou a Toffoli que investigue a esposa de Moro, a deputada federal Rosângela Moro, e procuradores e ex-procuradores que participaram da Lava Jato, como Deltan Dallagnol. Moro não quis comentar o caso.

    Comentários estão fechados.