Mais de uma centena de experiências ligadas ao turismo de natureza, cultura, história, gastronomia, entretenimento, saúde, beleza e tecnologia de diversas regiões turísticas do Paraná em um só lugar. Esse grande menu faz parte do catálogo de atrativos do site Experiências Turísticas do Paraná, elaborado pelo Sebrae-PR com apoio da Secretaria do Turismo.
O portal tem como objetivo divulgar um novo conceito dentro do segmento, com produtos desenvolvidos por empresas que participaram de capacitações ofertadas aos empreendedores. A elaboração do conteúdo contou com a parceria do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), municípios e Instâncias de Governanças Regionais (IGRs).
O site permite uma navegação interativa, com possibilidade de pesquisar por cidade ou produto. Além disso, é possível encontrar informações sobre horários de funcionamento, o que está incluso na experiência, classificação indicativa e quantidade de participantes.
Estão entre as iniciativas a Oficina de Bolinho de Chuva em Sengés, Rota do Chá em Pato Branco, Passeio de Barco no Rio Guaraguaçu, em Pontal do Paraná, Cataratas Bike, em Foz do Iguaçu, e Sunset de Vinhos em Guarapuava, entre várias outras.
“É uma ideia com múltiplos resultados, pois promove a qualificação dessas empresas, dá mais visibilidade aos produtos e serviços ofertados e oferece aos turistas e viajantes a possibilidade de encontrar em um só lugar experiências fantásticas e alternativas que estão fora dos roteiros tradicionais”, diz o secretário do Turismo, Marcio Nunes.
A coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae-PR, Patricia Albanez, explica que as experiências divulgadas no portal são resultado de um processo de qualificação de quase 400 pequenos negócios em todo o Paraná.
“A ideia é estimular a melhoria nos serviços do turismo. A partir de uma jornada de capacitação, as empresas se qualificam e geram novos produtos a partir das expertises e dos ativos que já possuem. Com isso, surgem os produtos (passeios, roteiros ou experiências) que agregam na visita do turista e acabam por aumentar o faturamento dos negócios”, observa.
PILOTO
Os produtos que compõem o portal são resultados de uma jornada iniciada em 2021 com os municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O projeto-piloto contou com a adesão de 30 empresas, que participaram de eventos, oficinas, palestras e visitas guiadas, com foco na capacitação e na identificação de pontos de melhoria.
Localizada em Curitiba, a empresa Tortas do Mundo, que faz parte do catálogo do portal, decidiu explorar um pouco mais da cultura gastronômica local, utilizando em seus produtos itens como goiaba branca, açaí jussara, erva-mate e cataia. A experiência ofertada é a “Capibox”, uma caixa de bombons com recheios à base produtos da Mata Atlântica, acompanhada de um folheto explicativo com a origem de cada um (em português e em inglês).
“Para nós, que não somos tão reconhecidos ainda, essa é uma oportunidade única. Estar inserido nesse portal fará com que mais gente pesquise e consulte sobre a ideia”, afirma um dos sócios-proprietários da empresa, Maicon Faria.
Outra atividade presente no catálogo é a Do Tropeirismo ao Caravanismo – Vovô Ari Camping, Chalé e Lazer, localizada na cidade da Lapa (RMC). Segundo o proprietário do empreendimento, Sidnei Coelho Ramos, para ter sua atividade incluída no portal foi preciso se enquadrar em critérios turísticos.
“É uma oportunidade dos empresários de se reinventarem, olharem com carinho para a sua região e aproveitarem as oportunidades. O turismo de experiência ganhou outra dimensão após a pandemia e estar dentro desse novo portal ajuda a divulgar nosso produto”, complementa.
VIAJE PARANÁ
O Governo do Estado mantém outro site com atrativos turísticos, o Viaje Paraná. Nele é possível explorar o potencial das Regiões Turísticas, dos municípios e encontrar as melhores alternativas para turismo religioso, rural, cultural, de negócios e outras modalidades.
AEN
Foto: Freepik
Comentários estão fechados.