Brasil terá novo feriado nacional em homenagem à resistência negra liderada por Zumbi

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quinta-feira (21) o Projeto de Lei que institui o feriado em todo o território nacional.

  • Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

    A partir de 2024, o Brasil terá um novo feriado nacional: o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, o líder do maior quilombo brasileiro que lutou contra a escravidão no período colonial.

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quinta-feira (21) o Projeto de Lei que institui o feriado em todo o território nacional. O texto já havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no final de novembro.

    Atualmente, o dia 20 de novembro é feriado em seis Estados e mais de 1,2 mil municípios, por meio de leis estaduais e municipais. Além disso, desde 2003, as escolas são obrigadas a ensinar história e cultura afro-brasileira no currículo. Em 2011, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) reconheceu o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

    Fonte: Agência Brasil

    Comentários estão fechados.