Foto: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional
A Hidrelétrica de Itaipu, localizada em Foz do Iguaçu, no Paraná, produziu mais de 82 milhões de megawatts-hora (MWh) de energia em 2023, o maior volume dos últimos cinco anos. Esse montante é suficiente para fornecer eletricidade para o mundo inteiro por um dia, ou para o Brasil por quase dois meses. A usina binacional foi responsável por 88% do consumo de energia do Paraguai e 10% do Brasil.
A produção de energia de Itaipu foi 18% superior à de 2022, graças ao aumento das chuvas e da demanda por eletricidade. Em alguns momentos, a usina teve que abrir os vertedouros para liberar o excesso de água. Em fevereiro, a vazão da usina chegou a 10,5 milhões de litros por segundo, sete vezes mais que a das Cataratas do Iguaçu.
Itaipu é a maior hidrelétrica do Brasil e a segunda maior do mundo, atrás apenas da Três Gargantas, na China. As hidrelétricas são a principal fonte de energia do país, respondendo por 52% do consumo nacional. Elas são controladas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que coordena a geração e a distribuição de energia.
Fonte: G1
Comentários estão fechados.