Cerca de 200 alunos de judô do Projeto Superação participam da cerimônia de troca de faixa

A cerimônia é realizada anualmente. No judô, os atletas passam pela faixa branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom e preta.

  • Foto: Divulgação

    Neste fim de semana, cerca de 200 alunos do Projeto Superação, desenvolvido pela Prefeitura de Sarandi, participaram da cerimônia de troca de faixa, realizada na Casa da Cultura por meio da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejuv). Na ocasião, estiveram presentes integrantes da banca da Federação Paranaense de Judô, que realizaram a formatura do 3° faixa preta do projeto, o atleta Igor Arcanjo, de 20 anos, aluno desde 2014.

    A cerimônia é realizada anualmente. No judô, os atletas passam pela faixa branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom e preta. As trocas acontecem por meio de avaliações, em que são consideradas boas notas na escola, comportamento em casa, prova oral sobre a história do judô e seus fundamentos, além de prova prática para demonstração de golpes.

    A exceção está apenas na troca de faixa marrom para a preta. Nesta, a avaliação é feita por integrantes da Banca Estadual de Professores da Federação Paranaense de Judô. As aulas, conduzidas pelas professoras Janaina dos Santos e Ubirajara dos Santos, são semanais, com frequência que varia de acordo com nível do atleta, podendo ser de uma a três vezes durante a semana.

    O objetivo das oficinas é formar cidadãos melhores para a sociedade, por meio de trabalho baseado na filosofia do judô, que busca a disciplina, respeito e a solidariedade dos praticantes. “O esporte é, sem dúvidas, importante ferramenta de mudança de realidade e comportamento na vida de crianças, adolescentes e jovens. Atendemos, por meio do projeto, mais de 3,5 mil pessoas em 19 oficinas e, a cada ano, o resultado é ainda mais surpreendente”, afirma Cláudio Souza, secretário da Sejuv.

    Comentários estão fechados.