Universidade do Paraná vai conceder título de Doutor Honoris Causa para Lula

Aprovação pelo conselho universitário da instituição ocorreu nessa sexta-feira (15), mesmo dia em que Bolsonaro foi homenageado como Cidadão Honorário do Paraná. Será a primeira vez que o atual presidente receberá a honraria no Estado.

  • Aprovação pelo conselho universitário da instituição ocorreu nessa sexta-feira (15), mesmo dia em que Bolsonaro foi homenageado como Cidadão Honorário do Paraná. Será a primeira vez que o atual presidente receberá a honraria no Estado.

    Por Victor Ramalho

    O conselho universitário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) aprovou, nessa sexta-feira (15), a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação foi inicialmente veiculada pelo jornal Plural, de Curitiba, e confirmada pelo Maringá Post.

    A aprovação ocorre no mesmo dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu, também em Curitiba, o título de Cidadão Honorário do Paraná da Assembleia Legislativa. A cerimônia de entrega do título para Lula ainda não tem data para ocorrer.

    Para o conselho da UTFPR, a homenagem é justa considerando os esforços do atual presidente no crescimento da instituição. Criada em 1909, ainda com o nome de Escola de Aprendizes Artífices do Paraná, a instituição de ensino só ganhou o status de Universidade em 7 de outubro de 2005, por meio de lei federal aprovada no primeiro Governo Lula, se tornando a primeira Universidade Tecnológica do Brasil.

    Atualmente, são mais de 35 mil estudantes divididos em 110 cursos de graduação e outros 150 de pós-graduação, nos 13 campi espalhados pelo Paraná, sendo dois na região de Maringá, em Campo Mourão e Apucarana.

    O título de Doutor Honoris Causa é concedido, por instituições de ensino superior, para pessoas que se destacam pelo notável saber e trabalho em prol do desenvolvimento educacional. Em toda a história, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná só concedeu a honraria duas vezes: para o ex-ministro da Educação, Cristovam Buarque, em 2015 e para o ex-deputado federal, Alex Canziani, em 2020.

    Já Lula receberá o título pela 37ª vez, sendo a primeira de uma instituição paranaense. O atual presidente já recebeu a honraria em 16 instituições brasileiras e 20 estrangeiras.

    Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

    Comentários estão fechados.