Pesquisa aponta consolidação de novas empresas turísticas no Paraná nos últimos anos

De acordo com a “Pesquisa Empresarial do Turismo no Paraná 2023”, 400 empresas foram abertas nos últimos quatro anos.

  • Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN 

    Uma pesquisa realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, Sebrae/PR e Fecomércio, confirma a expansão do setor no Paraná. A “Pesquisa Empresarial do Turismo no Paraná 2023”, divulgada nesta terça-feira (12), envolveu 1.032 empresas que atuam em turismo e apontou que 400 (40%) foram abertas nos últimos quatro anos. Dessas, 29,3% possuem de um a quatro anos de existência e 10% foram abertas há menos de um ano. Do total de envolvidas na sondagem, 27,1% tem mais de 16 anos de mercado e outras 15,8% tem de cinco a sete anos.

    A pesquisa aponta também que 44,6% das empresas são microempresas e outras 34,8% funcionam na modalidade MEI (microempreendedor individual). Segundo o relatório, 39,9% afirmaram que houve aumento no faturamento neste ano em relação ao ano passado. Além disso, para 58,2% dos participantes a expectativa é de expandir os negócios nos próximos seis meses.

    Outros destaques são o bom número de empresas paranaenses cadastradas no Cadastur, sistema do governo federal que organiza as demandas do setor, com 72%, e o número de empresas com funcionários registrados, com 68,4%. De acordo com a sondagem, os meses de maior movimentação e demanda de serviços são janeiro e dezembro, no verão.

    Em relação à sustentabilidade e desenvolvimento de práticas ESG, 21,1% responderam que tem ações de gestão de resíduos (redução, separação e reciclagem), 13% tem preferência por fornecedores locais para fortalecer a economia regional e 11,5% estimulam o uso racional da água e gestão de efluentes. A pesquisa também mostra que 73,4% já incorporaram novas tecnologias ao dia a dia (soma de digitalização média, alta e muito alta).

    O levantamento foi feito entre os dias 05 de setembro e 22 de outubro de 2023 com restaurantes, cafeteria, bares e similares, empresas de hospedagem, agências de turismo (emissivas e receptivas), transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, guias de turismo e prestadores de serviços especializado em segmentos turísticos. As perguntas foram dirigidas a empresários de todas as 19 Regiões Turísticas do Estado.

    “O trabalho com o turismo está crescendo cada vez mais no Paraná e queremos aprofundar o conhecimento sobre como o setor funciona. Esse diagnóstico vai ajudar a nortear as próximas ações”, afirma o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes.

    TURISTAS – O levantamento também aponta mudança no perfil do turista segundo a percepção dos empresários do segmento da hospedagem. Antes, segundo as respostas, o predomínio era de hóspedes em viagens a negócio. Atualmente, a maioria dos hóspedes em hotéis está em busca de lazer (22,8%), atividade seguida por turismo de negócios, com 19,8%, e participantes de eventos, com 15,9%.

    Outro ponto pesquisado foi em relação ao nível de ocupação dos hotéis. Para 22,7% dos meios de hospedagem participantes da pesquisa, a ocupação mensal média está na faixa de 51% e 60%. Já na percepção das empresas de alimentos e bebidas, o perfil do consumidor se concentra entre moradores locais (29,7%), visitantes ou turistas de lazer (28%) e visitantes ou turistas de negócios (20,2%).

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