Electrolux investirá R$ 700 milhões em nova fábrica sustentável em São José dos Pinhais

O empreendimento, previsto para iniciar as operações em 2024, deve gerar aproximadamente dois mil empregos diretos e indiretos na região.

  • multinacional sueca de eletrodomésticos Electrolux anunciou planos para investir R$ 700 milhões em uma nova fábrica na cidade de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. O empreendimento, previsto para iniciar as operações em 2024, promete ser um marco sustentável para a empresa na América Latina, gerando aproximadamente dois mil empregos diretos e indiretos na região.

    A empresa, que já possui duas plantas fabris na Cidade Industrial de Curitiba, planeja que o novo complexo seja sua primeira unidade 100% sustentável na América Latina. A nova fábrica, com cerca de 50 mil m² na primeira fase, busca certificações como “Zero Aterro” e a certificação Leed, enfatizando uma gestão inteligente de água e energia.

    A unidade terá sistemas avançados de reaproveitamento de efluentes industriais/sanitários tratados, além de um sistema dedicado de coleta de água da chuva. A energia elétrica utilizada será proveniente exclusivamente de fontes renováveis, com a instalação de placas solares como parte do compromisso da empresa com a sustentabilidade.

    O projeto também inclui uma área de preservação permanente, ocupando 20% dos mais de 1,5 milhão de metros quadrados do terreno. O CEO do Electrolux Group, Leandro Jasiocha, destacou a expansão da capacidade produtiva e a diversificação do portfólio como estratégias para fortalecer a economia local.

    “Com essa nova unidade, ampliaremos nossa capacidade produtiva e nosso mix de produtos. Seremos ainda mais competitivos, fortalecendo a economia da região”, afirmou Jasiocha.

    A escolha estratégica de São José dos Pinhais foi firmada através de um acordo entre o Governo Estadual e a Prefeitura, destacando a localização privilegiada do município, cortado por três importantes rodovias federais e abrigando o Aeroporto Internacional Afonso Pena.

    A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, enfatizou o esforço significativo para atrair a Electrolux para a cidade, ressaltando os benefícios econômicos e estruturais que a instalação trará.

    “Fizemos um esforço significativo para que ela se instalasse em nossa cidade, pois isso representa geração de milhares de empregos, aumento da arrecadação municipal e melhoria na mobilidade e infraestrutura da região”, afirmou Singer.

    A apresentação detalhada do projeto da nova fábrica da Electrolux em São José dos Pinhais será feita em uma audiência pública agendada para o dia 8 de janeiro de 2024, às 19h, na Capela Nossa Senhora Candeias. Na ocasião, serão revelados mais detalhes sobre o polo industrial e os investimentos no município. As plantas da Electrolux em Curitiba, juntas, têm uma capacidade de fabricação de mais de 3 milhões de produtos por ano, incluindo refrigeradores, freezers e eletroportáteis.

    Comentários estão fechados.