Imagem: Daniel Marenco/Agência O Globo.
Um vídeo que usa uma voz falsa do empresário Luciano Hang, dono da Havan, está circulando nas redes sociais e enganando consumidores. O vídeo usa uma técnica de inteligência artificial para modificar a voz de Hang e anunciar uma promoção falsa de celulares da Samsung nas lojas de sua rede.
O vídeo usa imagens antigas de Hang, nas quais ele diz ter recebido uma intimação. Depois, ele aparece dizendo que a Havan foi obrigada pelo Procon a vender 200 unidades do Galaxy S22 por R$ 179, por causa de um erro de sistema. Ele pede que os clientes aproveitem a oferta antes da meia-noite. Essa parte do vídeo, no entanto, é uma montagem feita com gravações da voz do próprio Hang.
A assessoria da Havan informou que soube do vídeo neste fim de semana e que ele é falso. A empresa disse que muitos clientes foram às suas unidades em busca da promoção inexistente. A Havan afirmou que está tentando derrubar os perfis que divulgam o material e que vai responsabilizar os criminosos.
Luciano Hang é um apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro e foi alvo de uma investigação da Polícia Federal por defender um golpe caso Lula (PT) ganhasse as eleições presidenciais do ano passado. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, arquivou a investigação contra seis dos oito empresários bolsonaristas envolvidos, mas manteve as investigações contra Hang e Meyer Joseph Nigri, da Tecnisa.
Fonte: Folha UOL
Comentários estão fechados.