Juninho, novo presidente da Amusep, promete expansão de serviços municipais

A eleição, em chapa única, ocorreu durante o Segundo Encontro dos Prefeitos da Região, realizado no Chalé dos Lagos, localizado em Mandaguaçu.

  • Foto: Divulgação

    O presidente eleito da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), prefeito de Itaguajé, Crisógono Noleto e Silva Júnior, o Juninho, afirmou que, durante a Gestão 2024, vai trabalhar para ampliar as parcerias e fortalecer as existentes com o objetivo de ampliar os serviços prestados para as prefeituras das 30 cidades da área de abrangência da entidade.

    No dia 29 de novembro, Juninho foi aclamado próximo presidente da Amusep. A eleição, em chapa única, ocorreu durante o Segundo Encontro dos Prefeitos da Região, realizado no Chalé dos Lagos, localizado em Mandaguaçu. Ele cumpre o segundo mandato à frente da Prefeitura de Itaguajé. É a primeira vez que um prefeito da região dos municípios localizados às margens do Rio Paranapanema, na divisa com o Estado de São Paulo, vai presidir a Amusep.

    Prestígio

    A eleição do próximo presidente da entidade foi bem concorrida. Estiveram presentes, o secretário Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Norberto Anacleto Ortigara, que chegou de surpresa, acompanhado dos diretores presidentes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Natalino Avance de Souza; e das Centrais de Abastecimento (Ceasa), Éder Eduardo Bublitz. O Sebrae Paraná, parceiro da Amusep, na realização do Segundo Encontro de Prefeitos da Amusep, foi representado pelo consultor e gestor de Políticas Públicas, na Regional Noroeste, Luiz Carlos da Silva.

    O superintendente-geral de Apoio aos Municípios, na Casa Civil, do Governo do Estado, Aparecido José Weiller Júnior, o Júnior Weiller, ex-presidente da Associação de Municípios do Paraná (AMP) e ex-prefeito de Jesuítas; o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), professor Leandro Vanalli; o chefe do Escritório Regional da Seab, Jucival Pereira de Sá; a gerente Regional da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Ana Paula Moser; e a presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM) e da Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Setentrião Paranaense, a Adetur “Encantos dos Ipês”, Maria Iraclézia de Araújo, também compareceram ao evento.

    O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, deputado federal licenciado, Ricardo José Magalhães Barros, o Ricardo Barros; a deputada federal, Luísa Canziani dos Santos Oliveira; e os deputados estaduais, Maria Victoria Borghetti Barros e José Tiago Camargo do Amaral, o Tiago Amaral; estiveram representados por assessores parlamentares.

    Representatividade

    Dos 30 municípios da área de abrangência da Amusep, 25 participaram da eleição e do Segundo Encontro Regional. Prefeitos e vices, acompanhados das respectivas esposas, acompanharam o encontro. “A presença da maioria dos prefeitos demonstra a força da união dos gestores públicos da região e reflete o significado de a nossa Associação ser uma referência dentro do Movimento Municipalista nacional”, destacou o atual presidente, prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo.

    Balanço

    Durante o balanço da Gestão 2023, Bernardo ressaltou o importante papel das parcerias, principalmente, em relação às iniciativas colocadas em prática em conjunto com o Sebrae, UEM, Governo do Estado, Tribunal de Contas (TCE), Seab, IDR. O presidente, também, enalteceu o trabalho das câmaras técnicas e da equipe do Departamento de Arquitetura e Engenharia da Amusep. “Nossa missão foi proporcionar acesso a ferramentas e conhecimento para os gestores desempenharem da melhor forma possível a função deles”, afirmou.

    Expectativa

    Ao ser aclamado presidente da Gestão 2024, Juninho declarou que vai dar continuidade aos projetos executados e trabalhar para avançar nas frentes de capacitação dos gestores e na oferta de serviços para as prefeituras. “Temos parcerias sólidas e consolidadas. Podemos, no entanto, fortalecer a musculatura e ampliar o fôlego de todas elas”, comparou. Um dos itens mencionados foi promover mais condições de o Departamento de Arquitetura e Engenharia ampliar a entrega dos projetos. “A qualidade dos serviços prestados é de padrão superior. A demanda, porém, é crescente. Principalmente, por parte dos municípios menores que são a maioria”, afirmou.

    Repercussão

    Norberto Ortigara, que chegou de surpresa, pela manhã, ele havia desembarcado no Brasil, depois de uma missão técnica na Alemanha, destacou a papel de protagonista desempenhado pela Amusep e citou diversas ações que o Governo do Estado vai colocar em prática para promover e desenvolver, ainda mais, a atividade da agroindústria no Paraná. “Só vamos alcançar mais renda no campo, quando pararmos de só vendermos grãos in natura e transformar essas commodities em produtos de valor agregado”, afirmou.

    O reitor da UEM, Leandro Vanalli, disse que a Universidade continua de portas abertas para novas iniciativas conjuntas com a Amusep. O prefeito de Mandaguaçu, anfitrião do Encontro, Maurício Aparecido da Silva, o Professor Índio, falou estar honrado de receber o importante evento e de poder apresentar um dos “brincos da princesa” do turismo regional, o Chalé dos Lagos. O vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, que representou o titular da Pasta, Ulisses Maia, que cumpria agenda em Brasília (DF), falou sobre as ações da Associação e o quanto a entidade auxilia os gestores no dia a dia do exercício dos mandatos.

    Robustez

    Luiz Carlos da Silva, representante do Sebrae, comentou que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas está presente em todos os 30 municípios da área de abrangência da Amusep. Ressaltou que, ano passado, o Encontro Regional serviu de projeto piloto e que, em 2023, a iniciativa foi realizada nas cinco associações de municípios, existentes no Território Noroeste – Maringá, Campo Mourão, Paranavaí, Umuarama e Cianorte. Adiantou que, para 2024, a expectativa é produzir muito mais resultados para os microempreendedores individuais e para os micro e pequenos negócios.

    Serviço

    Composição da Diretoria – Gestão 2024

    Presidente: Crisógono Noleto e Silva Júnior, o Juninho, Itaguajé

    Vice-Presidente: Carlos Eduardo Armelin Mariani, o Duda, Atalaia

    Diretor Financeiro: Manoel Rodrigo Amado, Ourizona

    Conselho Fiscal – Titulares

    Edna de Lourdes Carpine Contin, Floraí

    Clodoaldo Aparecido Rigieri, Nossa Senhora das Graças

    Fábio Chicaroli, Fabinho, Lobato

    Suplentes

    Geny Violatto, Doutora Geny, Santo Inácio

    Antônio Emerson Sette, Flórida

    Comentários estão fechados.