Juninho, novo presidente da Amusep, promete expansão de serviços municipais

Compartilhar

Foto: Divulgação

O presidente eleito da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), prefeito de Itaguajé, Crisógono Noleto e Silva Júnior, o Juninho, afirmou que, durante a Gestão 2024, vai trabalhar para ampliar as parcerias e fortalecer as existentes com o objetivo de ampliar os serviços prestados para as prefeituras das 30 cidades da área de abrangência da entidade.

No dia 29 de novembro, Juninho foi aclamado próximo presidente da Amusep. A eleição, em chapa única, ocorreu durante o Segundo Encontro dos Prefeitos da Região, realizado no Chalé dos Lagos, localizado em Mandaguaçu. Ele cumpre o segundo mandato à frente da Prefeitura de Itaguajé. É a primeira vez que um prefeito da região dos municípios localizados às margens do Rio Paranapanema, na divisa com o Estado de São Paulo, vai presidir a Amusep.

Prestígio

A eleição do próximo presidente da entidade foi bem concorrida. Estiveram presentes, o secretário Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Norberto Anacleto Ortigara, que chegou de surpresa, acompanhado dos diretores presidentes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Natalino Avance de Souza; e das Centrais de Abastecimento (Ceasa), Éder Eduardo Bublitz. O Sebrae Paraná, parceiro da Amusep, na realização do Segundo Encontro de Prefeitos da Amusep, foi representado pelo consultor e gestor de Políticas Públicas, na Regional Noroeste, Luiz Carlos da Silva.

O superintendente-geral de Apoio aos Municípios, na Casa Civil, do Governo do Estado, Aparecido José Weiller Júnior, o Júnior Weiller, ex-presidente da Associação de Municípios do Paraná (AMP) e ex-prefeito de Jesuítas; o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), professor Leandro Vanalli; o chefe do Escritório Regional da Seab, Jucival Pereira de Sá; a gerente Regional da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Ana Paula Moser; e a presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM) e da Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Setentrião Paranaense, a Adetur “Encantos dos Ipês”, Maria Iraclézia de Araújo, também compareceram ao evento.

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, deputado federal licenciado, Ricardo José Magalhães Barros, o Ricardo Barros; a deputada federal, Luísa Canziani dos Santos Oliveira; e os deputados estaduais, Maria Victoria Borghetti Barros e José Tiago Camargo do Amaral, o Tiago Amaral; estiveram representados por assessores parlamentares.

Representatividade

Dos 30 municípios da área de abrangência da Amusep, 25 participaram da eleição e do Segundo Encontro Regional. Prefeitos e vices, acompanhados das respectivas esposas, acompanharam o encontro. “A presença da maioria dos prefeitos demonstra a força da união dos gestores públicos da região e reflete o significado de a nossa Associação ser uma referência dentro do Movimento Municipalista nacional”, destacou o atual presidente, prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo.

Balanço

Durante o balanço da Gestão 2023, Bernardo ressaltou o importante papel das parcerias, principalmente, em relação às iniciativas colocadas em prática em conjunto com o Sebrae, UEM, Governo do Estado, Tribunal de Contas (TCE), Seab, IDR. O presidente, também, enalteceu o trabalho das câmaras técnicas e da equipe do Departamento de Arquitetura e Engenharia da Amusep. “Nossa missão foi proporcionar acesso a ferramentas e conhecimento para os gestores desempenharem da melhor forma possível a função deles”, afirmou.

Expectativa

Ao ser aclamado presidente da Gestão 2024, Juninho declarou que vai dar continuidade aos projetos executados e trabalhar para avançar nas frentes de capacitação dos gestores e na oferta de serviços para as prefeituras. “Temos parcerias sólidas e consolidadas. Podemos, no entanto, fortalecer a musculatura e ampliar o fôlego de todas elas”, comparou. Um dos itens mencionados foi promover mais condições de o Departamento de Arquitetura e Engenharia ampliar a entrega dos projetos. “A qualidade dos serviços prestados é de padrão superior. A demanda, porém, é crescente. Principalmente, por parte dos municípios menores que são a maioria”, afirmou.

Repercussão

Norberto Ortigara, que chegou de surpresa, pela manhã, ele havia desembarcado no Brasil, depois de uma missão técnica na Alemanha, destacou a papel de protagonista desempenhado pela Amusep e citou diversas ações que o Governo do Estado vai colocar em prática para promover e desenvolver, ainda mais, a atividade da agroindústria no Paraná. “Só vamos alcançar mais renda no campo, quando pararmos de só vendermos grãos in natura e transformar essas commodities em produtos de valor agregado”, afirmou.

O reitor da UEM, Leandro Vanalli, disse que a Universidade continua de portas abertas para novas iniciativas conjuntas com a Amusep. O prefeito de Mandaguaçu, anfitrião do Encontro, Maurício Aparecido da Silva, o Professor Índio, falou estar honrado de receber o importante evento e de poder apresentar um dos “brincos da princesa” do turismo regional, o Chalé dos Lagos. O vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, que representou o titular da Pasta, Ulisses Maia, que cumpria agenda em Brasília (DF), falou sobre as ações da Associação e o quanto a entidade auxilia os gestores no dia a dia do exercício dos mandatos.

Robustez

Luiz Carlos da Silva, representante do Sebrae, comentou que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas está presente em todos os 30 municípios da área de abrangência da Amusep. Ressaltou que, ano passado, o Encontro Regional serviu de projeto piloto e que, em 2023, a iniciativa foi realizada nas cinco associações de municípios, existentes no Território Noroeste – Maringá, Campo Mourão, Paranavaí, Umuarama e Cianorte. Adiantou que, para 2024, a expectativa é produzir muito mais resultados para os microempreendedores individuais e para os micro e pequenos negócios.

Serviço

Composição da Diretoria – Gestão 2024

Presidente: Crisógono Noleto e Silva Júnior, o Juninho, Itaguajé

Vice-Presidente: Carlos Eduardo Armelin Mariani, o Duda, Atalaia

Diretor Financeiro: Manoel Rodrigo Amado, Ourizona

Conselho Fiscal – Titulares

Edna de Lourdes Carpine Contin, Floraí

Clodoaldo Aparecido Rigieri, Nossa Senhora das Graças

Fábio Chicaroli, Fabinho, Lobato

Suplentes

Geny Violatto, Doutora Geny, Santo Inácio

Antônio Emerson Sette, Flórida


Compartilhar