Disputada nesse sábado (25), última rodada da Série B começou com seis times disputando duas vagas que ainda estavam em aberto. Equipes que chegaram a liderar a competição, Sport e Vila Nova não conseguiram confirmar o acesso.
Por Redação
O Campeonato Brasileiro da Série B 2023 terminou na tarde desse sábado (25), com uma das últimas rodadas mais animadas dos últimos anos. Antes Vitória e Criciúma haviam entrado na rodada já com o acesso para a Série A garantido. A briga era pelas duas últimas vagas, disputadas por seis equipes que ainda tinham chances matemáticas de subir.
No fim, as duas últimas vagas na Série A ficaram com Juventude e Atlético Goianiense. A equipe de Caxias do Sul, que é comandada por Thiago Carpini, técnico que ganhou destaque nacional ao levar o Água Santa para a final do Campeonato Paulista, venceu o Ceará, fora de casa e de virada, por 3 a 1.
Começando a rodada em 6º lugar, com 62 pontos, o Juventude chegou aos 65 pontos com o resultado, terminando a competição como vice-líder.
Já o Atlético-GO não teve dificuldades para vencer o Guarani, em Goiânia, por 3 a 0. A equipe precisava de um tropeço do rival de cidade, o Vila Nova, para confirmar o acesso, o que aconteceu.
Após liderar uma boa parte da Série B, o Vila Nova chegou na última rodada dependendo apenas de uma vitória contra o já rebaixado ABC, de Natal, para confirmar o acesso. O resultado, no entanto, não veio. A equipe do Rio Grande do Norte chegou a abrir 2 a 0 no placar ainda no primeiro tempo. O Vila diminuiu na etapa complementar, mas o ABC chegou ao 3 a 1 nos acréscimos. Ao final da partida, ainda coube ao zagueiro Rafael Donato fazer o gol de honra dos goianos.
Quem também ficou de fora da Série A após ter liderado a Série B por algumas rodadas foi o Sport. A equipe até goleou o Sampaio Corrêa, na Ilha do Retiro, por 4 a 1, mas não alcançou a combinação de resultados necessária, terminando a competição em 7º lugar.
Quem são as equipes rebaixadas para a Série C?
Além de ABC e Londrina, que já haviam confirmado a queda há várias rodadas, quem também estará na terceira divisão em 2024 são Tombense-MG, derrotado em casa pelo Mirassol e Sampaio Corrêa, do Maranhão, goleado pelo Sport.
No lugar das quatro equipes, subirão para a Série B 2024 o Amazonas, campeão da Série C, Brusque-SC, vice-campeão, Paysandu e o paranaense Operário, de Ponta Grossa.
Foto: Gabriel Tadiotto/Juventude
Comentários estão fechados.