Morador da região quer visitar todos os municípios do Brasil para viabilizar candidatura à Presidência em 2026

Compartilhar

Nas redes sociais, Zé Boni (PRTB) já se apresenta como pré-candidato. Nascido em Loanda, ele já foi o vereador mais jovem do Brasil e afirma ter visitado mais de 800 cidades desde 2018.

Por Victor Ramalho

Ainda faltando cerca de três anos para as eleições de 2026, já tem morador da região de Maringá se planejando para se candidatar à presidência da República e, para isso, traçou um plano ousado: visitar todos os 5.570 municípios do Brasil. Na empreitada desde 2018, ele garante já ter 894 cidades visitadas, entre elas todas 399 do Paraná.

Estamos falando de Zé Boni, atualmente filiado ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), legenda fundada pelo folclórico Levy Fidelix. O projeto presidencial foi anunciado pelo próprio Boni, através de suas redes sociais, nesta semana. O cartão de visitas pode ser conferido já na foto de perfil, com a legenda “Tô com Boni pelo Brasil”.

“Vamos pisar nos 5.570 municípios do Brasil”, escreveu em uma das publicações. Até o momento, o pré-candidato afirma ter cumprido agenda, além dos 399 municípios do Paraná, em 200 cidades de São Paulo, 102 em Alagoas, 75 em Sergipe, 40 na Bahia e todas as 78 cidades do Espírito Santo.

Zé Boni é natural de Loanda, no extremo noroeste do Paraná (a 175 quilômetros de Maringá), nascido em 1977. A única vez em que ocupou um cargo eletivo foi em 1996, ocasião em que foi eleito vereador de Santa Cruz de Monte Castelo, também na região de Loanda. À época, Boni tinha apenas 19 anos, tendo sido o vereador mais jovem do Brasil naquele período.

Desde então, foi candidato a outros cargos públicos, mas nunca eleito. Em 2018, por exemplo, ficou em 8º lugar na disputa pelo Senado no Paraná. Concorrendo pelo PRTB, fez 264.518 votos na eleição daquele ano. Em 2020, já pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), atual Agir, foi candidato a prefeito de Curitiba, fazendo 3.509 votos.

Durante a gestão do ex-governador Beto Richa (PSDB), Zé Boni chegou a ocupar a superintendência da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), de 2011 a 2016. Ele é irmão do atual prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo, Fran Boni (PSD).

Foto: Arquivo/Tribuna do Paraná


Compartilhar