Procon Sarandi alerta para fraudes em compras online e orienta sobre consumo consciente e seguro

Uma das fraudes mais comuns nessa época é a criação de sites falsos, inclusive usando marca e logotipo de lojas famosas.

  • Com a proximidade da black friday, 24 de novembro, dia consagrado a preços promocionais atraentes, o Procon Sarandi alerta os consumidores para as fraudes em compras online, e presta orientações para um consumo consciente e seguro. Uma das fraudes mais comuns nessa época é a criação de sites falsos, inclusive usando marca e logotipo de lojas famosas.

    Entre as muitas recomendações dadas pelo órgão está a atenção a publicidade que oferece produtos com ofertas extremamente atrativas. Nesse caso, e importante verificar se no preço total há valor camuflado referente à garantia estendida, configurando venda casada, proibida por lei. Desconfie de links que aparecem em redes sociais, e-mail e WhatsApp.

    “Uma das fraudes mais comuns nessa época é a criação de sites falsos, inclusive usando marca e logotipo de lojas famosas. Antes de efetuar o pagamento de boleto, código de barras ou pix, é importante verificar se o site e os dados do beneficiário do pagamento são confiáveis”, alerta Lucas Dornellos, coordenador do Procon Sarandi.

    “Evitar comprar pelo impulso, e fazer uma lista prévia dos produtos pesquisando os preços de forma adequada e verificando o histórico de preços é a medida mais recomendada”, acrescenta. Outros problemas são casos de preço na internet anunciado menor do que o efetivamente cobrado, ou de pedidos cancelados ou não entregues após a compra.

    Nesses casos a dica é guardar os anúncios, salvar as telas com as ofertas e todos os documentos referentes a compra, e nos casos de proposta ou oferta verbal, pedir que seja feita por escrito e assinada. Na prática, junte todas as provas possíveis para que a eventual reclamação tenha o respaldo necessário para se validar.

    “É importante lembrar que o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor assegura o direito de arrependimento em até 7 (sete) dias contados da entrega do produto ou serviço, somente em caso de compras fora do local do estabelecimento, como internet ou telefone por exemplo”, lembra Lucas Dornellos.

    O coordenador do Procon Sarandi lembra que as lojas não estão obrigadas a trocar um produto que não apresente vício ou defeito. “No entanto, nos casos em que seja oferecida essa possibilidade pelo lojista, é recomendável que essa informação esteja expressa por escrito”, acrescenta Lucas Dornellos.

    SERVIÇO

    O consumidor que tiver problemas nas compras, poderá registrar reclamação presencial no PROCON Sarandi localizado na Rua Castro Alves, 952, Jd. Independência, Sarandi/PR, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Orientações e dúvidas pelo Fone (44) 3126-9508 ou Fale Conosco no link: https://tinyurl.com/vhdxs2vp

    Foto: Freepik

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