Maringá FC e Galo Maringá tentam reescrever a história do Derby na elite do Paranaense

Equipes se enfrentarão no dia 17 de janeiro, no Willie Davids, na rodada de abertura do Campeonato Paranaense 2024. Desde a segunda metade da década de 1990, times maringaenses se enfrentaram 9 vezes em competições oficiais.

  • Equipes se enfrentarão no dia 17 de janeiro, no Willie Davids, na rodada de abertura do Campeonato Paranaense 2024. Desde a segunda metade da década de 1990, times maringaenses se enfrentaram 9 vezes em competições oficiais.

    Por Victor Ramalho

    Maringá FC e Galo Maringá ganharam mais uma chance de reescrever a história do ‘Derby’ maringaense na elite do Campeonato Paranaense. Nessa segunda-feira (20), a Federação Paranaense de Futebol (FPF) realizou o sorteio dos confrontos da primeira rodada do Estadual de 2024, com as duas equipes se enfrentando já na rodada de abertura.

    O Willie Davids receberá no dia 17 de janeiro do ano que vem, uma quarta-feira, às 20h30, o primeiro clássico maringaense de 2024. Antes disso, as equipes ainda deverão se encontrar no Torneio Paraná de Verão, uma competição amistosa prevista para ocorrer em dezembro, reunindo Maringá FC, Galo Maringá, PSTC e Cianorte.

    O clássico de janeiro será apenas o segundo confronto oficial entre MFC e Galo na história e o segundo jogo entre duas equipes de Maringá na elite Paranaense neste século.

    Em 4 de fevereiro deste ano, quando o Galo ainda era Aruko, as duas equipes se enfrentaram pela 7ª rodada do Campeonato Paranaense, com empate em 1 a 1 no Willie Davids. Alex Nemetz abriu o placar para o Samurai, enquanto Gabriel Calabres empatou para o Dogão, já no fim da partida.

    Antes disso, a última vez que dois times da Cidade Canção haviam se enfrentado pela primeira divisão do Estadual havia sido em 1990, em uma vitória do Grêmio Maringá contra o extinto Maringá Atlético Clube, por 1 a 0. Entre a segunda metade da década de 1990 e os anos 2000, times maringaenses se enfrentaram em 8 oportunidades em jogos das divisões inferiores do Paranaense, conforme o histórico de competições da Federação Paranaense de Futebol (FPF). Relembre os confrontos:

    11 de fevereiro de 1996 – Campeonato Paranaense da 2ª Divisão: Maringá FC 1 x 0 Grêmio Maringá

    7 de abril de 1996 – Campeonato Paranaense da 2ª Divisão: Maringá FC 0 x 0 Grêmio Maringá

    2010 – Campeonato Paranaense da 3ª Divisão: Grêmio Maringá 3×3 Grêmio Metropolitano

    4 de novembro de 2010 – Campeonato Paranaense da 3ª Divisão: Grêmio Metropolitano 4 x 0 Grêmio Maringá

    6 de maio de 2012 – Campeonato Paranaense da 2ª Divisão: Grêmio Metropolitano 0 x 1 Grêmio Maringá

    24 de julho de 2012 – Campeonato Paranaense da 2ª Divisão: Grêmio Maringá 3 x 1 Grêmio Metropolitano

    2013 – Campeonato Paranaense da 2ª Divisão: Grêmio Metropolitano 4 x 0 Grêmio Maringá

    5 de abril de 2017 – Campeonato Paranaense da 2ª Divisão: Grêmio Maringá 0 x 2 Maringá FC

    4 de fevereiro de 2023 – Campeonato Paranaense da 1ª Divisão: Aruko Sports 1 x 1 Maringá FC

    A expectativa dos dois lados

    Nem Maringá FC ou Galo Maringá esperavam um clássico logo na rodada de abertura do Campeonato Paranaense 2024. Dirigentes das duas equipes comentaram as suas tabelas.

    Para o diretor do Galo Maringá, Paulo Regini, a tabela pode ser traiçoeira caso a equipe não conquiste os pontos nas primeiras partidas em casa. “Quando você olha a tabela e vê os nossos três primeiros jogos, é muito bom jogar em Maringá, mas a tabela vai ficar boa se nós conseguirmos conquistar os pontos, se conseguirmos somar pelo menos sete pontos nos três primeiros jogos, se não essa tabela pode jogar muito contra nós, porque depois pegamos o Operário e o Coritiba em casa, que serão jogos muito difíceis, tanto dentro quanto fora de casa”, disse.

    No caso do Galo, o time enfrentará, após o Maringá FC, outras duas partidas seguidas em casa: Cascavel, no dia 21 de janeiro e Azuriz, no dia 24 de janeiro. Todos os confrontos serão realizados no Estádio Regional Willie Davids.

    Para o vice-presidente de futebol do Maringá FC, Rafael Dacome, o Campeonato Paranaense será muito equilibrado e de alto nível. “Entendemos que será um campeonato de altíssimo nível, um dos mais equilibrados dos últimos anos, pelos investimentos que os clubes do interior estão fazendo e também com os clubes da capital sempre fortes. Sobre a tabela vamos enfrentar Athletico e Coritiba fora de casa, e seria importante que tivéssemos pelo menos um desses em casa, pois são jogos que geram uma boa bilheteria e para nós isso é muito importante. Teremos também um jogo com o Londrina fora de casa, pelo terceiro ano consecutivo, mas independente disso vamos buscar prevalecer o mando de campo, jogar ao lado do nosso torcedor e pontuar ao máximo. Estamos sendo protagonistas nos últimos anos e entendemos que essa competição é extremamente importante para a sequência do projeto”, disse.

    Após o clássico, o Maringá FC receberá o Andraus, de Campo Largo, no Willie Davids. Na terceira rodada, a equipe viaja para Curitiba, onde enfrentará o Athletico-PR.

    Legenda: Maringá FC e Aruko empataram em 1 a 1, no Willie Davids, pelo Campeonato Paranaense de 2023 | Foto: Assessoria/Galo Maringá 

    Comentários estão fechados.