CMEI de Cianorte suspende atendimento após alunos apresentarem lesões de pele

Compartilhar

O Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) Dona Flor, de Cianorte (cerca de 70 km de Maringá) suspendeu as atividades depois de identificar casos de lesões de pele em alunos na última quinta-feira (16).

A instituição de ensino foi fechada na sexta-feira (17) para desinfecção. O atendimento permanecerá suspenso até esta segunda-feira (20), quando a situação será reavaliada.

A suspeita inicial era de que os casos seriam de escabiose (sarna) por causa das erupções cutâneas. Entretanto, essa possibilidade foi descartada após o resultado de exames laboratoriais.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de doença exantemática, ou seja, causada por infecção viral. Apesar de ser transmissível e contagiosa, a doença não é grave e é comum entre o público infantil.

A administração municipal publicou uma nota para esclarecer o caso. Leia na íntegra:

“A Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que os casos de lesões de pele notificados pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dona Flor, na quinta-feira (16), e que levaram ao fechamento da instituição de ensino para desinfecção nesta sexta-feira (17), seguem sendo acompanhados e as investigações acerca da origem estão em andamento. 

Na tarde desta sexta-feira (17), o resultado de exames laboratoriais excluíram as suspeitas de impetigo bolhoso e escabiose (sarna) e confirmaram ser uma doença exantemática, ou seja, causada por infecção viral que, embora transmissível e contagiosa, não é grave, sendo comum entre o público infantil. 

Diante disso, para controle do contágio, o CMEI Dona Flor permanecerá com o atendimento suspenso na segunda-feira (20), quando a situação será reavaliada. As crianças e servidores que estão com sintomas, como lesões avermelhadas na pele, devem buscar avaliação médica para o tratamento adequado. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a UPA, que funciona 24 horas, estão à disposição para o atendimento.”

Foto: Reprodução / Cmei Dona Flor


Compartilhar