Paraná sofre com fumaça dos incêndios no Pantanal

O céu ficou mais cinza e o tempo mais quente e abafado em algumas cidades do noroeste, como Paranavaí, desde quinta-feira (16).

  • Foto: Reprodução / RPC

    O Paraná está sofrendo as consequências dos incêndios que devastam o Pantanal há mais de um mês. A fumaça das queimadas chegou ao estado, trazida pelos ventos que vêm do norte do país. O céu ficou mais cinza e o tempo mais quente e abafado em algumas cidades do noroeste, como Paranavaí, desde quinta-feira (16). As informações foram publicadas pelo G1 Paraná. 

    A meteorologista Maria Clara Sassaki, do Climatempo, explicou que os ventos chamados “jatos de baixos níveis” passam pelas áreas de queimadas no centro-oeste do Brasil, na Bolívia e no Paraguai, e transportam o resultado dos incêndios para outras regiões.

    A população paranaense percebeu a mudança no tempo e se incomodou com a situação. “Eu to achando muito quente e muto abafado. E parece que tá tempo de chuva, mas não tá. Tá esquisito. Tá um dia cinza”, disse a pensionista Soeli Poggi.

    Os incêndios no Pantanal já consumiram mais de 1 milhão de hectares do bioma, o triplo do registrado em 2022 inteiro. É o novembro com mais focos de fogo (3.024) desde 2002. O fogo avança pelo Parque do Pantanal e Encontro das Águas e chegou à rodovia Transpantaneira, a principal via de acesso ao bioma em Mato Grosso. Mais de 290 agentes trabalham para apagar as chamas.

     

    Comentários estão fechados.