Um estudo recente do Pew Research Center revela uma mudança significativa no consumo de notícias pelos americanos, com um aumento expressivo no uso do TikTok e de outras redes sociais para esse fim. A pesquisa, realizada com 8.842 adultos norte-americanos, mostrou que a porcentagem de usuários do TikTok que acessam notícias por meio da plataforma dobrou em um ano, saltando de 22% em 2022 para 43% em 2023.
Este aumento sinaliza uma competição acirrada entre as empresas de notícias tradicionais e as redes sociais, que agora lutam pela atenção dos consumidores e pelos orçamentos de anunciantes. A Geração Z, em particular parece estar cada vez mais engajada no consumo de notícias através do TikTok.
O estudo também destacou que metade dos adultos americanos recebem notícias por meio de redes sociais, com o Facebook da Meta liderando como a plataforma mais popular para notícias, seguido pelo YouTube, Instagram e TikTok. Surpreendentemente, o Facebook continua a ser uma fonte de notícias predominante, apesar dos esforços da Meta em reduzir a prevalência de conteúdos informativos em suas plataformas.
Além disso, o relatório observa diferenças demográficas e partidárias significativas em quem consome notícias em cada site de mídia social. As mulheres, por exemplo, representam uma parcela maior dos consumidores regulares de notícias no Nextdoor, Facebook, Instagram e TikTok, enquanto os homens têm presença maior em sites como Reddit, X (anteriormente Twitter) e YouTube.
Em termos partidários, a maioria dos consumidores regulares de notícias em muitos sites tendem a ser democratas ou inclinados a esse partido, com exceções notáveis como Facebook, X e Nextdoor, onde não há diferença partidária significativa entre os consumidores de notícias.
Este estudo ressalta a crescente importância das mídias sociais no cenário de consumo de notícias, um fenômeno que está redefinindo as estratégias das empresas de mídia e o comportamento dos consumidores em relação às notícias.
Foto: Freepik
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