Facebook do prefeito Ulisses Maia segue hackeado; Veja dicas para proteger suas redes sociais

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Maringá, equipe segue em tentativas de recuperar a conta. Conforme especialistas, algumas precauções simples podem livrar o usuário de um ataque hacker.

  • De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Maringá, equipe segue em tentativas de recuperar a conta. Conforme especialistas, algumas precauções simples podem livrar o usuário de um ataque hacker.

    Por Redação

    A conta do Facebook do prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), foi invadida por hackers na manhã dessa quarta-feira (8). Desde então, a página tem sido utilizada para publicações aleatórias, como vídeos curtos de humor.

    Desde que o ataque ocorreu, o chefe do Executivo tem utilizado suas outras plataformas digitais para alertar os usuários sobre o assunto, reforçando que as publicações feitas no Facebook desde quarta não são de sua autoria. O alerta também é feito por assessores nos comentários das publicações.

    Em contato com o Maringá Post na manhã desta quinta-feira (9), a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Maringá confirmou que o prefeito segue sem o acesso ao perfil, ainda seguindo os trâmites para tentar recuperar a conta.

    De acordo com especialistas, algumas medidas simples podem livrar o usuário de um ataque hacker nas plataformas digitais. Em entrevista à Agência Brasil em agosto de 2021, o advogado especialista em Privacidade e Direito Digital, Luiz Fernando Prado, deu algumas orientações gerais não só para o Facebook, mas também para outras plataformas, incluindo os aplicativos de mensagens.

    Uma delas é sempre fazer um backup (salvar em um lugar seguro) das informações e sempre acionar a verificação em duas etapas nos aplicativos de conversa, como WhatsApp e Telegram, por exemplo. A chamada verificação em duas etapas faz com que, sempre que uma conta for acessada de um novo dispositivo, será pedido um código a ser enviado por SMS ou e-mail.

    O especialista também recomenda nunca negociar com os criminosos, já que não há garantia de receber a conta ou os arquivos de volta e também porque isso acaba estimulando novos golpes.

    O próprio Facebook também dispõe de recursos para ajudar na segurança dos usuários, como a autenticação em dois fatores. De acordo com o Tecnoblog, ela adiciona uma camada extra de segurança a cada acesso feito na sua conta do em um dispositivo que você nunca tenha usado.

    Dentro deste recurso, há também a Verificação Extra de Segurança, que permite ao usuário receber um alerta dos dispositivos que tentaram fazer login em sua conta, ajudando a reconhecer potenciais ataques. As duas configurações podem ativadas no próprio perfil, basta acessar a aba “Configurações e Privacidade” e, em seguida, em “Permissões do Dispositivo”.

    Foto: Ilustrativa/PMM

    Comentários estão fechados.