Não é novidade que o número de animais domésticos no Brasil é um dos maiores do mundo, estando entre os três países no ranking mundial. Tanto é que o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou números surpreendentes que mostram que a cada duas residências, há um pet, pelo menos. Isso representa nada menos que quase 100 milhões de animais dentro dos lares brasileiros.
Dentro da classificação de pets estão os cães, gatos, aves e peixes. Concomitantemente, há outro universo de animais de médio e grande porte, animais da pecuária, além de animais silvestres e aquáticos que completam a fauna brasileira.
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, um animal está em bom estado de bem-estar se estiver saudável, confortável, bem nutrido, seguro, for capaz de expressar seu comportamento inato e se não está sofrendo com estados desagradáveis, tais como dor, medo e angústia.
Pensando em atender toda essa demanda e cadeia produtiva que envolve a vida de um animal, a UniCesumar, Instituição de Ensino Superior (IES) com mais de trinta anos de tradição, acaba de lançar um curso de graduação EAD totalmente inédito: Bem-estar animal.
Com duração de dois anos, esse é o primeiro curso no país voltado ao desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para a atuação profissional na área do bem-estar animal.
Com isso, será possível que o profissional trabalhe em inúmeras áreas que vão do acolhimento à proteção e cuidados com os animais, além de possibilitar empreender e gerenciar o seu próprio negócio. Isso significa que o egresso poderá atuar em clínicas veterinárias, pet shops, organizações não-governamentais de proteção a animais, abrigos de animais, unidades de produção de animais de corte, zoológicos e parques de conservação, organizações de defesa animal, indústrias de produtos e serviços para animais de estimação.
À medida em que a sociedade e as indústrias demonstram interesse crescente no bem-estar dos animais, cresce a demanda por especialistas conscientes sobre a importância do bem-estar animal, aliada ao aumento do ativismo e preocupações éticas.
Por isso, dentre as disciplinas que o aluno terá contato ao longo de dois anos estão: Biossegurança e bioética; Zoologia; Gestão da experiência do consumidor; Direitos dos animais e legislação; Higienização e visagismo animal; Psicologia animal; Bem-estar em animais de companhia; Bem-estar em animais silvestres e de zoológico; Bem-estar em animais de produção; Terapias integrativas e complementares em animais; Nutrição e alimentação animal; Cuidados paliativos para animais; Imersão profissional: cuidados com a higienização, conforto, ambiência e manejo dos animais.
Foto: Freepik
Comentários estão fechados.