Eleição ocorreu durante a reunião ordinária desse domingo (5). Tiago Valenciano, titular da cadeira 19, assume a presidência da entidade pela primeira vez.
Por Victor Ramalho
A Academia de Letras de Maringá (ALM) elegeu nesse domingo (5) a nova diretoria, que comandará a entidade durante o biênio de 2024-2025. O cientista político Tiago Valenciano, autor de diversos livros e titular da cadeira 19, que tem como patrono Guimarães Rosa, assumirá a presidência da ALM pela primeira vez.
Esta é a segunda eleição da Academia de Letras de Maringá no novo formato, com mandatos de dois anos e que possibilitam a reeleição. Anteriormente, os mandatos da diretoria eleita eram de três anos. A atual presidente da entidade, Maria Eliana Palma, titular da cadeira 34, optou por não concorrer a reeleição e, na nova diretoria, ocupará a função de 2ª secretária.
A nova direção da Academia é composta ainda por Rogério Recco como vice presidente e Olga Agulhon como secretária-geral. A.A de Assis, autor do primeiro livro publicado em Maringá, será o presidente de honra. Confira a composição completa da nova diretoria:
Presidente de Honra: A.A. de Assis
Presidente: Tiago Valenciano
Vice-presidente: Rogério Recco
Secretária geral: Olga Agulhon
1ª secretário: Jeferson Cadamuro Nunes
2º secretária: Maria Eliana Palma
1ª tesoureira: Majô Baptistoni
2º tesoureira: Dany Fran
1ª bibliotecária: Jeanette Monteiro de Cnop
2ª bibliotecário: Pedro Lucas Moro
Orador: Miguel Fernando Perez Silva
A cerimônia de posse da nova diretoria ocorrerá no dia 14 de dezembro, na sede da Academia de Letras de Maringá (ALM) e será acompanhada dos três novos membros da entidade. O mandato inicia em 1º de janeiro.
O novo presidente da Academia de Letras de Maringá, Tiago Valenciano | Foto: Colaboração/ALM
Sobre o novo presidente
Tiago Valenciano é licenciado e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), cursando atualmente o pós-doutorado também pela UFPR. É autor de livros como “Tadeu França do Povo: Nada mais” (Editora Sinergia, 2018), “Whatsapp: a caixa preta das Eleições 2018” (Editora Trema, 2019) e “O Assunto é Política: Um guia prático para entender a política brasileira” (Nova História, 2021).
Professor universitário e atuante na área de pesquisa e coordenação de campanhas eleitorais, também é comentarista de política em emissoras de rádio e portais de notícias em Maringá.
Foto: Colaboração/ALM
Comentários estão fechados.