Câncer de próstata: instituto prevê mais de 700 mil novos casos até 2025

A doença está relacionada a fatores como idade, histórico familiar, sobrepeso e obesidade.

  • Foto: Ilustrativa

    O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 72 mil casos novos por ano no país até 2025. A doença está relacionada a fatores como idade, histórico familiar, sobrepeso e obesidade.

    Para alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o Laboratório de Análises Clínicas (LANAC) aderiu à campanha Novembro Azul e iluminou sua sede central de azul. Além disso, o laboratório oferece desconto de 60% nos exames de PSA e PSA Livre, e 30% no painel de câncer de próstata, durante todo o mês de novembro.

    O PSA – Dosagem do Antígeno Prostático Específico – é um dos principais exames para detectar alterações na próstata, como inflamações, traumas ou tumores. O exame é feito por meio de uma amostra de sangue e mostra se o nível do PSA está normal ou elevado. Se estiver elevado, o paciente deve fazer outros exames complementares para confirmar a causa do aumento.

    “Importante lembrar que os homens precisam visitar o médico pelo menos uma vez ao ano e realizar seus exames periódicos para manter a saúde em dia”, afirma o bioquímico e responsável técnico do LANAC, Marcos Kozlowski.

    Os exames com desconto podem ser realizados em qualquer uma das 65 unidades de coleta do LANAC, em Curitiba, Região Metropolitana, litoral do Paraná, Ponta Grossa e Rio Branco do Sul.

    Comentários estão fechados.