Um alerta emitido pelo Corpo de Bombeiros de Maringá é válido para cidades da região, como Floresta e Fênix. Chuvas dos últimos dias fizeram o nível das águas do rio subir quase 6 metros em alguns pontos.
Por Victor Ramalho
Moradores das regiões ribeirinhas do Rio Ivaí nas cidades de Ivailândia, Engenheiro Beltrão, Floresta e Fênix foram orientados a deixar suas residências e buscarem abrigo em regiões mais elevadas. O alerta foi emitido por volta das 17h30 dessa segunda-feira (30), pelo 5º Grupamento de Bombeiros de Maringá (5º GB).
A determinação segue uma orientação do Centro Estadual de Gerenciamento de Risco e Desastres, órgão vinculado à Defesa Civil do Paraná e que tem monitorado o aumento do nível das águas em rios de todo o estado, em função das chuvas dos últimos dias.
Em um vídeo publicado nas redes sociais do 5º GB, o tenente Alex Boni, do 5º Grupamento de Maringá, orienta os moradores da região.
“Há uma expressa orientação para que os moradores das regiões próximas ao Rio Ivaí procurem áreas abrigadas e distantes de potenciais inundações. Essa orientação abrange as áreas de Ivailândia, Engenheiro Beltrão, Floresta e Fênix. O objetivo é preservar as pessoas de possíveis danos materiais e a vida em função do aumento dos níveis do Rio Ivaí, em decorrência das chuvas dos últimos dias. Abriguem-se em regiões mais elevadas e protejam seus bens materiais”, disse.
Conforme o portal TNOnline, de Apucarana, em alguns pontos do Rio Ivaí o nível das águas já subiu 6 metros. A reportagem conversou com o coordenador da Patrulha Ambiental do Rio Ivaí, Marildo Oliveira. A medição foi feita no Porto Ubá, em Lidianópolis (a 113 quilômetros de Maringá).
Foto: Colaboração/5º GB Maringá
Comentários estão fechados.