Paraná fica em quarto lugar no ranking nacional de abertura de empresas, revela Serasa

As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste foram as que mais cresceram na criação de empresas, impulsionadas pelo desempenho do agronegócio.

  • Foto:  Gilson Abreu/AEN 

    O Brasil teve um aumento de 1,9% na abertura de empresas em julho de 2023, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo um relatório da Serasa Experian divulgado nesta segunda-feira (30). Foram 339.560 novos negócios registrados no país, sendo que o Paraná ficou em quarto lugar entre os estados, com 24.784 empresas inauguradas.

    As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste foram as que mais cresceram na criação de empresas, impulsionadas pelo desempenho do agronegócio. O setor de “Serviços” foi o que mais concentrou novos empreendimentos, com 71,3% do total, seguido pelo “Comércio”, com 21,0%, a “Indústria”, com 6,4%, e o segmento “Demais”, que engloba empresas Primárias, Financeiras e do Terceiro Setor, com 1,3%.

    Entre as categorias jurídicas dos CNPJs criados em julho de 2023, as ‘Sociedades Limitadas’ tiveram o maior crescimento anual (13,9%), seguidas por ‘Demais’ (12,5%). As categorias ‘MEIs’ (-0,9%) e ‘Empresa Individual’ (-8,2%) apresentaram queda.

    O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, afirma que o aumento no nascimento de empresas reflete a vocação empreendedora dos brasileiros. “Com a redução na taxa de desemprego, muitos brasileiros realizam o sonho de ser donos do seu próprio negócio, buscando flexibilidade e independência, realização pessoal ou criação de um legado”, diz ele.

    Comentários estão fechados.