Brasil é um dos principais mercados de tecnologia 5G; entenda benefícios e cenário atual

De acordo com uma projeção da consultoria Brain & Company, o uso de tecnologia 5G deve crescer aproximadamente 34% até 2027.

  • De acordo com uma projeção da consultoria Brain & Company, o uso de tecnologia 5G deve crescer aproximadamente 34% até 2027. A expectativa é global, e o Brasil se encontra como um dos principais mercados para o 5G, ao lado de países como Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, Canadá e Austrália, que juntos correspondem a mais de 25% de todos os usuários do recurso ao redor do mundo.

    Espera-se que a adesão ao 5G no Brasil aconteça em um ritmo mais rápido que o apresentado com o 4G. A tecnologia foi implementada no país em julho de 2022, e, em um ano, conseguiu acumular mais de 10 milhões de usuários. Nos próximos quatro anos, não existe a expectativa de o 5G ultrapassar o 4G, mas acredita-se que já consiga representar aproximadamente 40% dos assinantes de redes móveis em território nacional.

    A tendência vem se mostrando mais forte na popularização de dispositivos compatíveis com a tecnologia. No Brasil, foram vendidos 8 milhões de smartphones 5G ao longo de 2022, com expectativa de atingir a marca de 14 milhões até o fim de 2023 – um aumento de 75%. Ainda que a quantidade de aparelhos 4G permaneça sendo a maioria nos próximos quatro anos, a venda de modelos mais avançados continuará crescendo e superando os antigos.

    A projeção da Brain & Company coloca os Estados Unidos como líder dessa corrida, prevendo um aumento de 328 milhões de usuários até 2027. Contudo, a Ásia continuará sendo o continente dominante, graças à alta adesão de países como Japão, Índia e Indonésia. A expectativa é que os países asiáticos acumulem mais de 1 bilhão de usuários nos próximos quatro anos.

    Benefícios da implementação da tecnologia 5G

    A tecnologia 5G tem feito sucesso por várias razões, mas principalmente pela sua capacidade de melhorar e agilizar processos da vida cotidiana e profissional. Nesse sentido, para compreender a popularidade da tecnologia, é necessário compreender as vantagens dela:

    • Maior potência de rede: isso significa que a tecnologia 5G permite várias conexões simultâneas sem comprometer a estabilidade e a velocidade da internet.
    • Maior velocidade: essa é uma das principais características do 5G. A alta velocidade esperada para a tecnologia supera em muito a velocidade da geração anterior, o que possibilitará, por exemplo, downloads ultrarrápidos.
    • Maior estabilidade: a estabilidade oferecida impacta diretamente nas atividades realizadas pela internet, uma vez que previne as quedas de conexão constantes.
    • Maior economia de bateria: outra novidade interessante é a economia de energia que traz o 5G em relação ao 4G. Assim, será possível usufruir da internet gastando menos bateria do que a antiga geração.

    Regiões que já possuem 5G e previsões de implementação

    Os países que apresentam uma base de usuários de 5G mais consolidada também são os que mais investem em tecnologia. Desde antes do seu lançamento, o 5G já era um recurso que prometia grandes avanços ao setor, pois, através de uma conexão sem fio ultrarrápida, torna-se possível automatizar diferentes processos e explorar o conceito chamado de Internet das Coisas (IoT) de uma forma sem precedentes.

    Com isso em mente, a expectativa é que a popularização do 5G no Brasil também colabore imensamente com diversas áreas e setores do mercado nacional. O destaque fica para o segmento tecnológico, no qual profissões como análise e desenvolvimento de sistemas serão diretamente impactadas, criando uma demanda crescente por profissionais especializados.

    Nesse sentido, várias regiões do Brasil já imergiram na popularidade do 5G e aderiram à nova tecnologia. Brasília foi a primeira beneficiada, em julho de 2022, com operação na faixa principal, enquanto Uberaba, Uberlândia e Franca receberam a quinta geração em menor escala. Ao todo, atualmente, segundo dados da Anatel, 682 cidades brasileiras já contam com a tecnologia 5G liberada.

    Ainda de acordo com a empresa, o sinal 5G também já está ativo na cidade de Maringá. Porém, reforçaram que a instalação do sinal deve partir das empresas de telefonia, ou seja, a liberação da tecnologia por si só não garante acesso imediato a ela pelos usuários. Dessa forma, cada operadora deverá comunicar a cobertura específica que realizará dentre os bairros da cidade pretendida. Não há, portanto, uma previsão concreta para que os indivíduos possam começar a utilizá-la, apesar da liberação.

    Foto: iStock

    Comentários estão fechados.