Bolívia contrata Zago, ex-Coritiba, para tentar reação nas Eliminatórias

O treinador de 54 anos acertou verbalmente com a Federação Boliviana e deve assinar contrato nos próximos dias.

  • Foto: RAFAEL MELO/MYPHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

    A seleção da Bolívia tem um novo comandante: Antônio Carlos Zago, ex-técnico do Coritiba. O treinador de 54 anos acertou verbalmente com a Federação Boliviana e deve assinar contrato nos próximos dias. O vínculo será até o fim de 2025, com opção de extensão caso La Verde se classifique para a Copa do Mundo de 2026. A informação foi divulgada pelo jornalista André Hernan.

    Zago chega para substituir o argentino Gustavo Costas, que foi demitido nesta terça-feira (24), após quatro derrotas nas quatro primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2026. A Bolívia está na última posição da competição. Costas estava à frente de La Verde há 14 meses.

    O que pesou para a escolha de Zago foi a sua experiência e sucesso no futebol boliviano. O técnico treinou o Bolívar em 2021 e 2022, e conquistou um Campeonato Boliviano (2022). Atualmente, ele estava sem clube desde que saiu do Coritiba, em junho. O trabalho no Coxa foi o único do treinador em 2023.

    Zago foi contratado pelo Coritiba em maio, para o lugar de António Oliveira, mas não venceu nenhum dos 11 jogos que comandou. O treinador saiu do Alviverde após sete derrotas e quatro empates, além de se envolver em polêmicas no período. A principal delas foi após a goleada sofrida pelo Grêmio, em 25 de junho, quando o técnico criticou duramente o elenco e a diretoria coxa-branca. As declarações geraram mal-estar e foram o motivo para a demissão de Zago.

    Comentários estão fechados.