A Comenda Mecenas da Inovação foi criada a partir do Decreto 2077 de 18 de maio pelo Governo do Paraná e é uma iniciativa da SEI para homenagear pessoas e empresas.
O sócio-fundador e CEO do Grupo DB1, Ilson Rezende, recebeu nesta terça-feira, 24, às 12h, no Salão Nobre do Palácio Iguaçu, em Curitiba, a Comenda “Mecenas da Inovação – Paraná”, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital, a partir do Decreto 2077 de 18 de maio de 2023.
O propósito foi reconhecer, por meio de uma comissão avaliadora, pessoas físicas e jurídicas que tenham prestado serviços e realizado investimentos relevantes em tecnologia e inovação, e assim contribuído com o desenvolvimento econômico, cultural e social do Estado. Além dessa comenda também houve premiação nas categorias “Embaixadores da Inovação Paraná” e “Inova Paraná”. Ao todo, foram 24 homenageados.
De acordo com o CEO do Grupo DB1, Ilson Rezende, receber essa homenagem é uma grande honra. “É muito gratificante ver o Governo incentivando pessoas e empresas do nosso estado, que estão empenhadas para criar produtos que são líderes nacionais e que estão sendo expandidos globalmente e, a construir ambientes de inovação regionais, que juntos trazem emprego e renda para nosso estado e nosso país. E o mais importante, incentivando para que outros sigam o mesmo caminho. Essa condecoração será um grande marco para o grupo DB1, para todo o setor de tecnologia do estado e também para o interior. Além de ser uma honra essa oportunidade de estar entre as pessoas e empresas que estão revolucionando o mercado a partir da inovação”, salienta.
Rezende ainda acrescenta que embora já tenha conquistado o Prêmio Nacional de Inovação, esse reconhecimento tem um aspecto especial. “Representar a DB1 e o setor de tecnologia do estado nesta premiação é uma grande alegria, principalmente por ter o reconhecimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, pois coroa um ciclo de trabalho árduo, onde se busca pessoas para exercer todo o seu potencial para entregar o melhor ao mercado, em um ambiente em que tivemos produtos que foram lançados, alguns que fracassaram e outros que com muito orgulho se tornaram líderes no mercado atual, como o ANYMARKET. Podemos citar ainda outros ousados, como fabricar e vender robô a partir do Brasil, o Tinbot. E tudo isso nos mostra o poder de uma cultura de inovação forte, um ambiente onde as pessoas podem ser elas mesmas por completo, e assim são aceitas, além de mostrar que estamos no caminho certo da nossa missão, que é impactar e transformar a vida das pessoas e das organizações através da tecnologia”.
ECOSSISTEMA FORTE
Para o sócio-fundador da DB1, as conquistas para o Estado são resultado de um ecossistema forte, atuante e obstinado por fazer a diferença. “Essa premiação também foi possível porque a DB1 faz parte de um ecossistema de tecnologia e inovação que trabalha por resultados. Não podemos desconsiderar o quanto Maringá, por exemplo, é um polo acelerador de projetos disruptivos, e é nessa base que nos fortalecemos para criar soluções para o mercado e para a sociedade. Então, também quero parabenizar, agradecer e dividir esta homenagem com todas as empresas e pessoas do Estado e, principalmente de Maringá que estão com objetivos alinhados em detrimento do desenvolvimento socioeconômico do Paraná, e principalmente de nossa sociedade como um todo”, destaca.
FRENTES DE ATUAÇÃO
Hoje com 22 anos de mercado, a DB1 Group atua no segmento de tecnologia da informação e é focada na transformação digital de organizações B2B, alinhada às necessidades dos clientes. Com essa expertise bem consolidada o grupo possui empresas líderes de mercado nos ecossistemas de Ecommerce: ANYMARKET, Predize, Koncili e MIA – Inteligência Artificial para Ecommerce; de Fintech: Consignet, Mixtra, Flinke e Ducz. Já no ecossistema de Transformação Digital o grupo conta com as empresas: DB1 Global Software, MyKids, Voluts, DB1 Labs e Tinbot Robótica. Tudo isso utilizando diferentes linguagens de programação nos desenvolvimentos dos produtos e serviços.
Segundo Ilson Rezende as perspectivas são de crescimento e atuação expressiva no mercado de tecnologia das empresas paranaenses. “Nós do setor de tecnologia estamos “escondidos” nos escritórios, sobre-lojas, garagens e home office, muitas vezes não inauguramos uma planta fabril gigante que impressiona a comunidade e traz uma sensação de prosperidade e emprego, mas os números não mentem, a tecnologia do Estado do Paraná está ajudando empresas do Brasil e dos quatro cantos do mundo, trazendo prosperidade, de fato, e emprego de qualidade e alto valor agregado”, explica.
E tem sido com essa essência que a DB1, com sede em Maringá e também com bases espalhadas pelo Brasil, outros países da América Latina e Estados Unidos, se tornou referência na área de tecnologia. O grupo também foi reconhecido pelo Financial Times, um dos mais renomados jornais britânicos, como uma das 500 empresas que mais crescem nas Américas.
PARA ALÉM DA TECNOLOGIA: DESENVOLVER PESSOAS
E foi a partir da inovação e da tecnologia que a DB1 Group encontrou uma visão disruptiva para também desenvolver produtos e pessoas. Uma das empresas, a DB1 Labs, por exemplo, foi criada para acelerar o lançamento de novos produtos e serviços com um time focado em trazer inovações bem-sucedidas e alinhadas às dores reais e atuais das pessoas. “Nossa empresa tem uma cultura muito forte e concreta de entregar soluções, e essa expertise fez com que olhássemos para além da tecnologia. Isso quer dizer que não só na DB1 Labs, mas todos os colaboradores têm espaço, em qualquer unidade da empresa, para criarem e se desenvolverem, independente da função. Essa é nossa cultura: autonomia e responsabilidade”, destaca o sócio-fundador.
E é essa cultura de desenvolvimento profissional e pessoal que têm alavancado a empresa e contribuído, além da entrega de soluções aos clientes, para que a DB1 ocupe espaço de destaque quando o assunto é inovação e também estar no ranking de uma das melhores empresas para se trabalhar. “Divido muito com meu time esse reconhecimento que o Governo do Estado fez para a DB1, porque estamos fazendo isso juntos. E juntos temos levado muito a sério questões como: podemos melhorar o que já é bom, encontrar caminhos que ainda não foram desbravados ou o erro pode ser uma grande oportunidade, isto é, trilhamos sempre um caminho de evolução, de superação de limites, por isso, é com muita alegria que temos orgulho de contribuir com o Estado do Paraná para se tornar um estado inovador. Continuem contando com a DB1”, concluiu Ilson Rezende.
Foto: Assessoria
Comentários estão fechados.