Uma pesquisa recente da FIA, FIA Employee Experience, trouxe à tona um insight valioso para as empresas: os profissionais com mais de 50 anos são os mais estáveis e satisfeitos no mercado de trabalho. Esta descoberta sugere que as organizações devem reconhecer e investir mais em colaboradores nessa faixa etária, pois eles apresentam um comprometimento ímpar.
O levantamento, que abordou mais de 200 mil funcionários de 293 empresas distintas, revelou que apenas 1% dos profissionais com 50 anos ou mais estão buscando novas oportunidades. Esses profissionais experientes representam 13% dos cargos de liderança, demonstrando seu valor e capacidade em posições estratégicas.
Uma das razões para a destacada satisfação dos profissionais mais maduros é sua remuneração e posição de destaque nas companhias. Enquanto 22% deles priorizam salários e benefícios, apenas 17% dos mais jovens (até 22 anos) compartilham da mesma opinião.
No entanto, a satisfação vai além da questão monetária. Lina Nakata, pesquisadora que contribuiu para o estudo, ressalta que esse grupo tende a estabelecer um vínculo mais profundo com os valores da empresa, mostrando uma compreensão holística do ambiente corporativo.
Não é apenas a lealdade que destaca os profissionais mais experientes. Eles também desejam evoluir, buscando mais aprendizado informal e feedbacks construtivos de seus superiores. A pesquisa mostra que, em termos de remuneração, eles avaliam esse critério 14% melhor que seus colegas mais jovens, e têm maior alinhamento com os valores da empresa.
Ainda que o crescimento na carreira seja uma prioridade para os trabalhadores entre 27 e 32 anos, os mais velhos veem a satisfação no trabalho e a coerência entre promessas e práticas da empresa como fatores essenciais. Assim, ao investir nos profissionais com mais de 50 anos, as empresas ganham não só em estabilidade, mas também em alinhamento de valores e satisfação no ambiente de trabalho.
Diante desses dados, fica claro que o profissional 50+ é uma peça fundamental para as empresas que buscam estabilidade, comprometimento e satisfação em sua força de trabalho. Eles são a prova viva de que experiência e maturidade são ativos inestimáveis no mundo corporativo.
Foto: Freepik
Comentários estão fechados.