Após rodovia se romper e cortar abastecimento, morador percorre 20 km para buscar água

O desabamento da pista danificou as tubulações do sistema de abastecimento da cidade, que depende de bombeamento para as regiões mais altas.

  • Foto: Reprodução / RPC

    Uma cratera aberta na PR-151, que corta o município de Jaguariaíva, nos Campos Gerais do Paraná, deixou cerca de 30 mil pessoas sem água desde o sábado (7). O desabamento da pista danificou as tubulações do sistema de abastecimento da cidade, que depende de bombeamento para as regiões mais altas.

    A rodovia está totalmente interditada e já registrou um acidente com um carro que ficou pendurado na beira do buraco. A prefeitura informou que concluiu a manutenção na tubulação na noite de segunda-feira (9), mas que o fornecimento de água deve voltar de forma gradual.

    Enquanto isso, os moradores enfrentam dificuldades para conseguir água. Antonio Marcos Rodrigues dos Santos, que trabalha como segurança, disse que teve que ir até Arapoti, a 20 km de distância, para comprar galões de água. Ele afirmou que não encontrou água para vender em Jaguariaíva e que seu filho pagou R$ 70 por um galão com casco.

    O segurança disse que, se a água não voltar até o final da tarde, ele terá que tomar banho em um rio. Jhonner Cava Guimarães, gerente de uma revendedora de galões de água, disse que está com o estoque esgotado desde segunda-feira (9) e que só deve receber mais água na quarta-feira (11).

    Ele disse que a procura por água foi muito grande e que vendeu 173 galões na segunda-feira (9), sendo que o normal é de 20 a 30 por dia. Ele lembrou que a única outra vez em que houve tanta demanda foi durante a greve dos caminhoneiros em 2018.

    Comentários estão fechados.