Foto: Reprodução / G1
O governo brasileiro anunciou que vai enviar seis aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para resgatar os brasileiros que estão na região de conflito entre Israel e o grupo radical Hamas, que controla a Faixa de Gaza.
A primeira aeronave, um KC-30 com espaço para 230 pessoas, sairá ainda hoje de Natal (RN) em direção à Itália, onde aguardará as instruções para buscar os brasileiros no Oriente Médio e trazê-los de volta ao Brasil.
O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, disse que a data da primeira decolagem dependerá da lista de passageiros que querem retornar ao Brasil, que deve ser fechada amanhã (9) pela manhã, no horário de Brasília. A operação é coordenada com as embaixadas do Brasil na região.
Damasceno explicou que os voos devem sair do Oriente Médio à tarde, para facilitar o transporte terrestre dos brasileiros até os aeroportos, que pode ser difícil devido à crise. Ele disse que o governo está avaliando outros aeroportos além do de Tel Aviv, o principal em Israel, mas pode estar sob risco de ataques.
Além do KC-30, o governo tem mais cinco aeronaves disponíveis para a missão: dois KC-390, que podem levar até 80 pessoas cada; e dois VC-2, cedidos pela Presidência da República, com capacidade para até 38 pessoas cada. O governo também enviará médicos e psicólogos para dar apoio aos brasileiros que forem removidos.
Damasceno afirmou que o objetivo é trazer todos os brasileiros que desejarem sair da região. Ele disse que alguns já estão conseguindo embarcar em voos comerciais para países mais próximos, especialmente se houver normalização das operações no Aeroporto Ben-Gurion, em Israel.
No sábado (7), o Ministério das Relações Exteriores divulgou três números de WhatsApp para atender os brasileiros em emergência:
Escritório em Ramala: +972 (59) 205 5510 Embaixada em Tel Aviv: +972 (54) 803 5858 Plantão consular geral, em Brasília: +55 (61) 98260-0610 O Itamaraty informou que um brasileiro foi ferido e dois estão desaparecidos após o ataque do Hamas a Israel. Não há brasileiros mortos no conflito.
O ministério disse que está em contato com cerca de 90 brasileiros que moram na Faixa de Gaza ou nas cidades israelenses afetadas pelo conflito.
Segundo o Itamaraty, há cerca de 14 mil brasileiros em Israel e 6 mil na Palestina, mas a maioria não está na área dos ataques.
Comentários estão fechados.