Programa que valoriza produtos paranaenses ganha novo site para atrair compradores

O novo site marca uma nova fase do VRS, programa lançado pela Invest Paraná em 2020 e atua em quatro cadeias produtivas do Estado.

  • Foto:Ilustrativa

    O Vocações Regionais Sustentáveis (VRS) está de site novo (vrs.org.br). O programa de bioeconomia da Invest Paraná, agência de captação e promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), lançou uma plataforma mais interativa para aproximar os pequenos produtores do Estado com possíveis compradores.Baseado no desenvolvimento sustentável, o VRS tem objetivo valorizar as qualidades econômicas e culturais de cada região do Estado, inserindo valor comercial à produção de pequenos empreendedores, sem deixar de lado processos produtivos tradicionais. Entre as ações, está a criação de marcas regionais, ressaltando questões como regionalidade e sustentabilidade.

    O novo site marca uma nova fase do VRS, programa lançado pela Invest Paraná em 2020 e atua em quatro cadeias produtivas do Estado: no Litoral, com produtos de banana, palmito pupunha, açaí juçara, frutas sazonais e turismo; na região Centro-Sul, com erva-mate e pinhão; no entorno da futura Represa do Miringuava, em São José dos Pinhais, na produção agrícola local e com grande potencial turístico nas propriedades rurais; e no Vale do Ribeira, área produtora de tangerina, mel e artesanato.

    “Nessa nova fase, o VRS vai focar na comercialização e na promoção da bioeconomia paranaense. Por isso colocamos novos elementos no site, de promoção e mesmo de identidade visual para que possamos vender mais a marca do Paraná como estado mais sustentável do Brasil”, destaca Bruno Banzato, gerente de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná.

    Pelo novo site, os produtores que atuam nas localidades e com produtos das cadeias econômicas do VRS poderão solicitar o cadastramento no programa.

    MERCADO INTERNO E EXTERNO – A nova plataforma também será um canal de contato para potenciais compradores desses produtos, inclusive clientes estrangeiros, já que uma das ações do VRS para que os pequenos produtores conquistem mercado é a preparação para exportar. Por isso, o novo site do VRS também terá versão em inglês.

    “O site tem uma linguagem de fácil compreensão do público, especialmente com possíveis compradores, sejam eles nacionais ou internacionais. A plataforma vai ser uma vitrine para a bioeconomia paranaense”, afirma o diretor de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Rogério Chaves.

    Em 2023, os produtos do VRS foram destaque na missão da Invest Paraná à Sial Food, maior feira de alimentos da América do Norte, em Toronto, Canadá. Os itens foram expostos e viraram até ingredientes de receitas servidas no estande do Brasil na feira.

    KIT VRS – Os produtos do VRS também são o cartão de visitas do Paraná nas missões internacionais do Governo do Estado. Um kit com produtos tradicionais paranaenses, como bala de banana, produtos de erva-mate, cachaça e outros itens, é entregue pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior às autoridades locais que recebem as comitivas paranaenses fora do País. Como na missão oficial do Paraná ao Japão e Coreia do Sul, em março desse ano.

    A escolha por produtos tradicionais como lembranças protocolares é uma determinação do governador Ratinho Junior para incentivar a produção local. Além de ser levado nas missões internacionais, o kit também é entregue em visitas oficiais do governador e representantes do Estado a embaixadas, consulados, câmaras de comércio e empresas.

    Comentários estão fechados.