Leilão de R$ 10,8 bilhões em concessões rodoviárias no Paraná pode ter apenas uma proposta

A única empresa que teria apresentado proposta é a EPR, uma holding especializada em concessões rodoviárias, que já opera estradas em Minas Gerais.

  • Foto: Geraldo Bubniak/AEN

    O leilão do Lote 2 das rodovias do Paraná, que acontece nesta sexta-feira (29) na B3, em São Paulo, deve ter apenas um concorrente, segundo fontes do setor privado e público. O governo federal e a B3 não confirmaram quantas propostas foram recebidas até o fim do prazo, na segunda-feira (25).

    A única empresa que teria apresentado proposta é a EPR, uma holding especializada em concessões rodoviárias, que já opera estradas em Minas Gerais. A informação foi publicada pelo jornal Valor Econômico.

    A EPR não confirmou sua participação no leilão, mas disse em nota que “avalia as oportunidades do setor, respeitando seu modelo de negócios, que prevê estudo criterioso de cada projeto e estruturação financeira”.

    O Lote 2 das rodovias do Paraná tem mais de 600 km de estradas federais e estaduais. É o segundo lote que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) leva a leilão, com base em um edital que vem sendo discutido desde o governo anterior.

    A ANTT informou que os nomes e o número de concorrentes são sigilosos até a publicação da Ata de Aceite de Garantia, quando serão divulgados oficialmente.

    O governo do Paraná foi o responsável por conceder as principais estradas do estado ao setor privado no final da década de 1990. As concessões terminaram em 2021 e o governo federal assumiu as vias, que somam 3,3 mil km. Elas foram divididas em seis lotes para novos leilões.

    Até agora, apenas o Lote 1 foi leiloado, no mês passado. O Grupo Pátria venceu, com um desconto de 18,25% na tarifa de pedágio. A EPR também participou, com um desconto de 8,30%. Não houve mais ofertas. O Lote 2 interessa ao agronegócio, pois inclui o trecho da BR-277 que leva ao porto de Paranaguá.

    O contrato entre a ANTT e a concessionária vencedora deve ser assinado no final de janeiro de 2024.

    O investimento previsto para o Lote 2 é de R$ 10,8 bilhões em obras e R$ 6,5 bilhões em conservação e serviço ao usuário durante os 30 anos da concessão.

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