Foto: Divulgação
Operação de fiscalização ocorre em todo o Paraná; em Cianorte, uma casa de festas apresentou conformidade com as normas.
O Crea-PR realiza a fiscalização de parques de diversões e de estabelecimentos como casas de festas infantis na Regional Maringá, na operação preventiva integrada “Diversão mais segura”. As ações já começaram e vão até o dia 6 de outubro em empreendimentos em Maringá, Cianorte, Goioerê, Campo Mourão, Paranavaí, Luiziana, Iretama, Santa Fé, Porto Rico, Loanda, Iguaraçu, Cruzeiro do Oeste e Umuarama.
Com a proximidade do Dia das Crianças, são fiscalizados parques de diversões, casas de festas infantis, atrações ligadas ao turismo de aventura, parques aquáticos e salões de festa com brinquedos, empreendimentos que costumam ficar mais movimentados com a data comemorativa.
Segundo o facilitador de Fiscalização do Crea-PR na Regional Maringá, Engenheiro Civil Djalma Bonini Junior, existem equipamentos e atividades que envolvem as profissões de engenharia nesses empreendimentos. Portanto, o objetivo é identificar infrações de rotina relativas aos serviços de engenharias realizados nos estabelecimentos, bem como prestar serviço educativo por meio de comunicado da fiscalização, com orientações.
“Além de fiscalizar se os estabelecimentos estão em conformidade em relação aos serviços de engenharia prestados, o que deve ser feito por profissionais e empresas habilitados no Crea, queremos incentivar que os empreendimentos providenciem inspeção e manutenção rotineiras de suas estruturas”, diz Bonini.
Para todo tipo de brinquedo, explica Bonini, o principal risco de acidentes está associado à instalação, operação e manutenção inadequadas, por isso é fundamental incentivar a manutenção preventiva com acompanhamento de profissional. Ele ressalta que existe uma Norma Brasileira (NBR) para cada tipo de brinquedo.
Cianorte
A operação teve início em Cianorte, no último dia 21, em uma casa de festa, que foi visitada por uma comitiva organizada pelo Crea-PR. Foram abertos quatro relatórios de fiscalização, contemplando manutenção de ar-condicionado, controle de pragas e manutenção de brinquedos eletromecânicos. “Não houve nenhum tipo de notificação. As empresas prestadoras de serviços para a casa de festas estão devidamente registradas no Crea. Houve apenas orientações quanto a adequações no banheiro, para melhorar as questões de acessibilidade”, relata Bonini.
A inspetora-chefe do Crea-PR em Cianorte e Vice-Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Cianorte (Arearc), Gabrielli Milani, participou da ação. “Dado o avanço tecnológico e o tamanho impressionante dos brinquedos nesses estabelecimentos, é importante manter um foco especial na manutenção preventiva, especialmente em locais de recreação para crianças. Isso é fundamental para garantir que esses locais continuem sendo seguros e referências, evitando a necessidade de manutenções corretivas”, comenta.
A coordenadora do Colégio de Inspetores Regional (CDIN), Jacqueline Teixeira, reitera que existem disponíveis Normas Técnicas que visam minimizar os riscos para os usuários e profissionais envolvidos. “Na ocasião, enfatizamos aos responsáveis para realizarem as manutenções preventivas através de um profissional habilitado, antes que os brinquedos e equipamentos, como o de ar condicionado, possam apresentar problemas e fiquem danificados.”
O Conselheiro Titular da Câmara Especializada em Engenharia Civil (CEEC) e representante da AREARC, Robson de Oliveira Lima, reforça que “a operação é de fundamental importância para ajudar a incentivar que os estabelecimentos comerciais cumpram as Normas, acionando profissionais das engenharias e fazendo investimentos em cuidados de manutenções.”
Para a gerente regional do Crea-PR em Maringá, Viviani Hannebauer, em Cianorte “a fiscalização foi satisfatória e atendeu aos objetivos estabelecidos pelo Departamento de Fiscalização do Crea-PR, garantindo as informações necessárias aos responsáveis do empreendimento para assegurar a qualidade e segurança das instalações e equipamentos do local.”
Balanço estadual
A operação preventiva integrada “Diversão mais segura” ocorre em todo o Paraná. Em outubro, após o encerramento das fiscalizações no Estado, o Crea-PR divulgará um balanço com os resultados dos relatórios produzidos pelos fiscais.
Comentários estão fechados.