Itaipu registra recorde de geração de energia em 2023 por causa do calor

Na segunda-feira (25), por exemplo, a usina produziu quase 275 mil megawatts por hora. Esse foi o recorde do ano e é o suficiente para abastecer São Paulo por até três dias.

  • Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

    A usina hidroelétrica de Itaipu gerou mais energia do que nunca em 2023 para atender o aumento da demanda causado pelo calor da última semana, segundo a assessoria da empresa. Itaipu é responsável por 8,6% da energia consumida no Brasil.

    De acordo com o superintendente de operação da Itaipu, Rodrigo Pimenta, a usina funcionou com a capacidade máxima em vários momentos. Na segunda-feira (25), por exemplo, a usina produziu quase 275 mil megawatts por hora. Esse foi o recorde do ano e é o suficiente para abastecer São Paulo por até três dias.

    “Desde quinta-feira, observamos uma onda de calor. Por isso, na sexta-feira, a Itaipu disponibilizou toda a sua capacidade máxima para atender o Brasil e o Paraguai, garantindo a segurança energética dos dois países”, afirmou Rodrigo. No Paraná, o consumo de energia elétrica cresceu 5% entre os dias 18 e 24 de setembro, comparado às semanas anteriores do mesmo mês, segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel). A Itaipu Binacional é líder na produção de energia, com mais de 2,9 bilhões de megawatts-hora fornecidos.

    Em 1997, a usina era responsável por 25% da energia consumida no país, mas hoje esse número é de 8,6%. Especialistas e a empresa explicam que essa queda se deve à participação de novas fontes de energia no sistema brasileiro, que fazem da usina uma espécie de “bateria”, uma reserva para momentos de emergência, como o apagão de agosto deste ano.

    Comentários estão fechados.