Próxima eleição para o Conselho ocorrerá no domingo, 1º de outubro. Agora, maringaenses irão eleger 15 e não mais 10 representantes. O terceiro Conselho Tutelar de Maringá deverá entrar em funcionamento em 2024.
Por Victor Ramalho
A poucos dias da eleição, a Câmara de Maringá aprovou em primeira discussão, na sessão dessa terça-feira (26) a criação do terceiro Conselho Tutelar da cidade. O projeto, de autoria do Executivo, entrou em tramitação em regime de urgência e recebeu 14 votos favoráveis.
De acordo com o texto, “o terceiro conselho tutelar será eleito em 2023, e instalado em 2024”. Com isso, a medida entra em vigor já na eleição do domingo, dia 1º de outubro e, agora, os maringaenses irão votar para eleger 15 e não mais 10 conselheiros. Em 2023, são 26 candidatos inscritos para a eleição do Conselho Tutelar.
Atualmente, Maringá tem 10 conselheiros tutelares, divididos em dois conselhos (Zona Norte e Zona Sul). Com a nova lei, cada conselho tutelar terá 5 representantes, embora o projeto não defina onde a nova unidade será instalada.
Durante a sessão, o líder do Executivo na Câmara, Alex Chaves (MDB), destacou que a aprovação do projeto é necessária para que a cidade entre em conformidade com as diretrizes nacionais, que preveem 1 Conselho Tutelar para cada 100 mil habitantes.
Foto: Ilustrativa/CMM
Comentários estão fechados.