Morre Walewska Oliveira, ícone do vôlei brasileiro e campeã olímpica

Estrela do vôlei brasileiro e campeã olímpica em Pequim-2008, Walewska Moreira de Oliveira morre aos 43 anos em São Paulo; causa ainda é desconhecida.

  • O mundo do vôlei lamenta a perda de uma de suas maiores estrelas: Walewska Moreira de Oliveira, ex-central da seleção brasileira e campeã olímpica nos Jogos de Pequim em 2008, faleceu aos 43 anos em São Paulo, na noite desta quinta-feira. A causa da morte ainda não foi confirmada, segundo informações do Globo Esporte.

    Com uma trajetória brilhante, Walewska foi peça fundamental na conquista do ouro olímpico do vôlei feminino em Pequim-2008 e também conquistou o bronze em Sidney-2000 e o quarto lugar em Atenas-2004. Ao longo de sua carreira, defendeu clubes renomados como Minas, Osasco e Praia Clube, este último sendo o clube onde se aposentou após a temporada 2021/2022.

    A ex-jogadora lançou sua biografia, “Outras redes”, neste ano, na qual detalhou sua inspiradora trajetória desde a tenra idade de 12 anos, quando pegou um ônibus para o primeiro teste de vôlei no Minas.

    Além de suas conquistas em quadra, Walewska se destacou por seu comportamento exemplar, agindo como um farol para a nova geração de jogadoras. Sua primeira convocação para a seleção brasileira foi em 1997, pelas mãos do técnico Bernardinho. Sob sua liderança e posteriormente sob o comando de Zé Roberto, Walewska colecionou títulos.

    No Praia Clube, ela se solidificou como uma das mais proeminentes centrais da história do vôlei brasileiro, sendo essencial na primeira conquista do clube na Superliga na temporada 2017/2018. Posteriormente, teve uma breve passagem pelo Osasco antes de retornar a Uberlândia para finalizar sua carreira como profissional.

    Recentemente, Walewska esteve em São Paulo, visitando o centro de treinamento do Palmeiras e trocando impressões e livros com o técnico Abel Ferreira.

    Ela sempre reverenciou a geração que a precedeu, ressaltando em entrevista ao GE a influência de jogadoras como Ana Moser, Virna, Leila, Venturini e Fofão em sua formação como atleta.

    Foto: Instagram

    Comentários estão fechados.