Inteligência artificial acerta diagnóstico médico de criança de 4 anos, que passou por 17 consultas

A mãe da criança resolveu bater um papo com o ChatGPT após passar por vários médicos que não descobriam o que o filho tinha.

  • Caso ocorreu nos Estados Unidos. A mãe da criança resolveu bater um papo com o ChatGPT após passar por vários médicos que não descobriam o que o filho tinha.

    Por Redação

    Uma criança de quatro anos de idade descobriu uma doença rara após três anos de procura pelo diagnóstico correto. E o responsável pelo diagnóstico certeiro foi o ChatGPT, robô de inteligência artificial lançado pela OpenAI em novembro de 2022.

    A história veio a público após a mãe da criança, Courtney, contar a história ao site americano de notícias Today na semana passada. O sobrenome da família foi omitido para proteger a privacidade.

    De acordo com a mãe, o filho passou por ao menos 17 consultas com médicos diferentes, mas nenhum acertava o diagnóstico. Foi quando ela resolveu bater um papo com a Inteligência Artificial. A criança apresentava problemas de locomoção, como dificuldade para sentar de pernas cruzadas. Para ela, esse era um “grande gatilho” de que “alguma coisa estrutural estava errada” no garoto.

    Após analisar os exames feitos pela criança, o robô chegou à conclusão de que Alex era portador de “síndrome de medula presa”, uma doença rara que afeta a medula espinhal da criança e prejudica o desenvolvimento, segundo o hospital infantil da Universidade Stanford. Um médico confirmou o diagnóstico posteriormente.

    Foto: Ilustrativa/Pixabay

    Comentários estão fechados.