Prevenção ao suicídio é tema de ações do Ciaps Sarandi com crianças e adolescentes no Setembro Amarelo

As atividades fazem parte da campanha Setembro Amarelo, que visa conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde mental.

  • Foto: Divulgação

    O Centro Municipal de Atendimento Integrado de Ações Pedagógicas e Sociais Luiz Zanchim (Ciaps) de Sarandi, em parceria com a Prefeitura, está promovendo ações de prevenção ao suicídio com crianças e adolescentes atendidos pela instituição. As atividades fazem parte da campanha Setembro Amarelo, que visa conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde mental.

    Nesta semana, os participantes da turma Realizar, de 12 à 13 anos, realizaram um trabalho de orientação e reflexão sobre o tema. O objetivo é introduzir debates sobre o estigma em torno das doenças mentais, proporcionando compreensão e apoio aos que precisam.

    O Ciaps oferece o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), destinado a crianças e adolescentes de 6 a 15 anos que estão em situação de vulnerabilidade social. O serviço tem como propósito fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido da vida na sua coletividade. A equipe é composta por quatro orientadores que participam ativamente nas atividades. Ao longo do mês, algumas oficinas com abordagens variadas são realizadas.

    Para participar do SCFV, o responsável deverá solicitar a vaga por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da sua região. Em seguida, a solicitação será analisada de acordo com critérios técnicos.

    A campanha Setembro Amarelo surgiu nos Estados Unidos, após o suicídio do jovem Mike Emme, em 1994. No Brasil, a campanha foi adotada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O município de Sarandi tem intensificado as ações de conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental e prevenção de suicídio.

    Comentários estão fechados.