De acordo com o mais recente levantamento denominado Panorama de Marketing, que consultou mais de 1.600 profissionais da área, impressionantes 60% das empresas estão adotando o WhatsApp, o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil, presente em 99% dos smartphones do país, em suas estratégias de vendas.
Dentre os segmentos de negócios, o Varejo desponta na liderança desse quesito, com 74% das empresas fazendo uso da ferramenta. Outros setores que se destacam são: Mercado Imobiliário (70%), Saúde e Estética (67%) e Software e Cloud (40%).
Zachary Fox, Diretor Sênior de Brand, Product e Customer Marketing na RD Station, salienta: “Para empresas, o WhatsApp se consolida como uma ferramenta potente de vendas. A pesquisa sinaliza que 75% consideram o atendimento e a resposta em tempo real como o principal atributo oferecido, propiciando uma série de benefícios, desde a potencialização das conversões até a construção de relacionamentos mais sólidos e duradouros com os clientes.”
O WhatsApp mantém a terceira posição entre os canais mais utilizados em 2023, ficando atrás apenas das redes sociais e mídia paga. “O WhatsApp se mostra estratégico na promoção de produtos e serviços, com 45% dos entrevistados destacando seu papel primordial na negociação de ofertas,” acrescenta Fox.
Contudo, mesmo com a vasta popularização da ferramenta e o uso ascendente de Inteligência Artificial, cerca de 50% das empresas ainda operam o WhatsApp de forma manual, demandando recursos e tempo que poderiam ser otimizados. Os setores de Financeiro, Jurídico e Serviços Relacionados, Ecommerce, e Saúde e Estética figuram entre os que mais adotam essa abordagem.
No horizonte, vê-se um grande potencial de crescimento e inovação: “Notamos que o uso conversacional no WhatsApp por empresas ainda engatinha, com somente 22% recorrendo a ChatBots. Por essa razão, no RD Summit de 2023, em São Paulo, teremos uma sessão dedicada ao Conversacional, reconhecendo o potencial latente da ferramenta”, antecipa Fox.
Quando se analisa o porte das empresas, o estudo evidencia um uso mais intenso do WhatsApp entre as de menor escala. Enquanto 66% das pequenas empresas recorrem ao app, esse número sobe para 71% quando se trata de equipes de marketing compostas por apenas uma pessoa e alcança 78% entre os Microempreendedores Individuais (MEIs).
Segundo Zachary Fox, “o amplo uso entre pequenas empresas se justifica pelo baixo custo e facilidade de uso do WhatsApp, além de sua acessibilidade e suporte a estratégias de marketing e vendas. A combinação de recursos robustos e a possibilidade de integração com outras plataformas tornam o app uma escolha primordial para negócios com equipes enxutas, facilitando a aproximação com seus clientes.”
Principais pontos da pesquisa:
Adoção do WhatsApp: O WhatsApp está sendo utilizado em estratégias de vendas por mais de 60% das empresas brasileiras.
Segmento Líder: O Varejo lidera o uso do aplicativo, com uma taxa de adoção de 74%, seguido de perto pelo Mercado Imobiliário (70%), Saúde e Estética (67%) e Software e Cloud (40%).
Canais mais Utilizados: O WhatsApp é o terceiro canal mais popular em 2023, precedido apenas por redes sociais e mídia paga.
Utilização Manual: Aproximadamente 50% das empresas ainda usam o WhatsApp de maneira manual, destacando-se setores como Financeiro, Jurídico e Serviços Relacionados, Ecommerce, e Saúde e Estética.
Uso Conversacional e ChatBots: Atualmente, apenas 22% das empresas utilizam ChatBots para interações via WhatsApp.
Empresas de Menor Porte: O uso do aplicativo é mais intenso em empresas de menor porte, chegando a 78% entre os Microempreendedores Individuais (MEIs).
Foto: Divulgação / EBC
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