Em julho de 2023, as micro e pequenas empresas (MPE) foram responsáveis pela criação de 93,75% das novas vagas de emprego no Paraná. O saldo líquido de empregos gerados pelas MPE foi de 6.735 vagas, de um total de 7.184 vagas geradas.
Os dados são de estudo do Sebrae com dados do Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Para o coordenador de políticas públicas do Sebrae/PR, Rubens Palma, os números reforçam a importância das MPE como motores de emprego no Estado. Até julho de 2023, o saldo acumulado de novos empregos no Paraná foi de 77.674 vagas, sendo 58.625 vagas geradas pelas MPE.
“Esse desempenho não é um evento isolado. Isso reforça a ideia de que as micro e pequenas empresas são extremamente importantes para a economia paranaense. O impacto dessas vai além dos números, afetando positivamente a vida das pessoas que encontram novas oportunidades de trabalho”, analisa.
Quanto aos setores que mais contribuíram para a geração de novos postos de trabalho no Paraná, em julho de 2023, a construção liderou com 1.666 vagas, seguida pela indústria de transformação com 1.105 vagas, do comércio com 904 vagas, serviços com 39 vagas e agropecuária com 32 vagas.
No acumulado do ano até julho de 2023, os setores que mais geraram empregos entre as MPE no Paraná foram: Indústria de Transformação, com 29.684 vagas; Serviços, com 11.335 vagas; Construção, com 9.804 vagas; Comércio, com 1.881 vagas; e Agropecuária, com 185 vagas.
Cenário nacional
No Brasil, em julho de 2023, os pequenos negócios foram responsáveis pela criação de quase 80% das novas vagas de emprego, com uma média de 3.670 postos criados por dia. Este é o segundo melhor resultado do ano, superado apenas por janeiro, quando as micro e pequenas empresas responderam por 81% das novas contratações.
O saldo acumulado de 2023 mostra 1,2 milhões de novos empregos, dos quais 71% (825,4 mil) foram gerados por MPE.
Os setores que mais contribuíram, em julho, foram: Serviços, com 46,7 mil vagas; Construção, com 26,1 mil; e Comércio, com 25 mil. No acumulado do ano, os líderes em criação de vagas entre as MPE foram: construção de edifícios, transporte rodoviário de carga e restaurantes e outros serviços de alimentação e bebidas.
Feira do Empreendedor 2023
Promovida pelo Sebrae/PR, de 14 a 17 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking e informações sobre o mercado, com orientações e consultorias de especialistas.
O evento terá expositores de segmentos como franquias, máquinas e equipamentos, serviços e soluções digitais. A Feira apresentará lojas conceito de moda, cafeteria, pet shop e salão de beleza, palestras, rodadas de negócios, além de espaços de experiência e games, com foco em negócios e empreendedorismo.
Mais informações e inscrições pelo site: www.sebraepr.com.br/feiradoempreendedor.
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Comentários estão fechados.