Em 2021, Paraná registrou 1.106 suicídios; é o maior número registrado em um ano

Os dados são do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde. Saiba como e onde procurar por ajuda.

  • No ano de 2021, o Paraná registrou o maior número de óbitos por lesões autoprovocadas intencionalmente. Pela primeira vez, o estado ultrapassou a marca de mil suicídios em um ano.

    De acordo com os dados do SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade), do Ministério da Saúde, um total de 1.106 pessoas cometeram suicídio no Paraná em 2021, o que equivale a três casos por dia.

    A incidência do suicídio não é um problema exclusivo do Paraná, mas sim um desafio nacional. Em todo o Brasil, houve 15.499 suicídios em 2021, com uma média de 42 casos diários ou uma morte por lesão autoprovocada a cada 34 minutos, marcando a primeira vez que o país registrou mais de 15 mil mortes desse tipo em um ano.

    Entre os estados brasileiros, o Paraná ficou em quarto lugar em termos de suicídios em 2021, ficando atrás apenas de São Paulo (2.645), Minas Gerais (1.800) e Rio Grande do Sul (1.517).

    De acordo com a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), é dever de todos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, já que o tema ainda é visto como tabu.

    É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda. Veja alguns canais que podem oferecer apoio:

    • CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde);
    • UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro; Hospitais;
    • Centro de Valorização da Vida – pelo telefone: 188 ou pelo site www.cvv.org.br (os canais são disponíveis 24 horas, de forma gratuita).

    Fonte: Sistema de Informações sobre Mortalidade e Associação Brasileira de Psiquiatria.

    Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

    Comentários estão fechados.