Proerd forma mil alunos e reforça a conscientização sobre os perigos das drogas

O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária.

  • Foto: Rafael Macri / PMM

    Mil alunos do 5º ano de 15 escolas municipais de Maringá participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) nesta quinta-feira, 31. O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária. O objetivo é prevenir o uso de drogas e promover a resolução pacífica de conflitos entre as crianças.

    O prefeito Ulisses Maia esteve presente na formatura e destacou a importância do projeto. “É sempre bom estar com os nossos estudantes da rede municipal. Essa parceria para levar o Proerd para nossas escolas é fundamental, já que o projeto aborda, de forma educativa, temas que impactam toda a comunidade”, disse.

    O Proerd consiste em 10 lições, aplicadas uma vez por semana aos alunos, que abordam temas como reforço da autoestima, pressão dos colegas para uso de drogas e a resolução de conflitos sem violência. As atividades são preparadas para ensinar as crianças com diversão, utilizando músicas, teatros e filmes, por exemplo.

    A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, afirmou que o Proerd promove aprendizado de forma lúdica e a partir do desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. “É sempre uma alegria enorme participar das formaturas e perceber como as crianças colocam em prática, na relação com a família e comunidade, o que aprendem durante o projeto”, afirmou.

    Ao final das lições, as crianças desenvolvem uma redação sobre o que aprenderam durante o projeto. Durante a formatura nesta quinta, os alunos com os melhores textos foram premiados e ganharam bicicletas.

     

    Comentários estão fechados.