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A inteligência artificial e a automatização de processos têm sido um braço direito para a produtividade das empresas
A evolução da força de trabalho e dos processos envolvendo a jornada produtiva das empresas fez com que o uso da tecnologia se tornasse um procedimento mandatório para aqueles que buscam alta performance e elevado rendimento. Nesse sentido, a automação e a inteligência artificial (IA) estão transformando cada vez mais os diversos setores da economia, segmentos de mercado e as diferentes atividades do dia a dia laboral.
Em âmbito global, as tendências de mudanças e reconfiguração são ainda mais fortes, visto que, segundo o Fórum Econômico Mundial, em seu levantamento The Future of Jobs Report 2020, a automatização pode criar mais de 97 milhões de novos empregos em áreas relacionadas à tecnologia.
Ao passo que, caso as pessoas e empresas não se reinventem, cerca 85 milhões de funções podem ser eliminadas até 2025, segundo projeções do estudo.
Ou seja, à medida que os avanços tecnológicos surgem, os serviços tornam-se mais especializados, as tarefas são simplificadas, os processos são alterados, novas dinâmicas são criadas e o universo corporativo é profundamente transformado.
Para acompanhar essas tendências e aproveitar todo o potencial das soluções disruptivas, entenda seus impactos e as oportunidades que elas implicam em prol do futuro dos negócios e profissionais.
A transformação digital e os efeitos da tecnologia nas rotinas de trabalho
As tecnologias podem ser empregadas em diversos eixos de uma empresa, na área administrativa, no processo de produção, na logística e distribuição, gestão financeira, nas tomadas de decisões, no controle de atividades e muitos outros.
O fato é que os diferentes softwares e ferramentas, como o sistema ERP e diversos outros, possibilitam ganhos em produtividade, na análise de dados, em segurança, no acompanhamento de resultados, gerenciamento de recursos, na solução de problemas e em várias demandas de um negócio.
Esses novos dispositivos impactam na simplificação dos procedimentos repetitivos e burocráticos, otimizam o tempo e as funções. Por consequência, reduzem os custos operacionais, ampliam a eficiência e maximizam os resultados.
Por isso, além da adoção das novas tecnologias que amparam as equipes, é primordial que as instituições promovam a capacitação dos colaboradores com treinamentos e suportes especializados, e incentivem todas as esferas corporativas a inovarem em seus processos.
O profissional do futuro e as habilidades mais valorizadas
As famosas skills corporativas, ou seja, as diferentes capacidades que um profissional apresenta e que contribuem para o rendimento coletivo, também são alteradas conforme a implementação tecnológica em suas atividades.
Divididas entre as categorias soft, hard e meta skills, com a automatização dos processos e a revolução digital, os profissionais que apresentam habilidade de adaptação e competências tecnológicas, certamente se destacam no mercado de trabalho 4.0. As habilidades envolvem programação, análise de dados, gestão de sistemas, IA e outras ferramentas.
De acordo com um estudo elaborado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2021, é igualmente essencial que as pessoas desenvolvam skills sociais, comportamentais e emocionais relacionadas à criatividade, colaboração, proatividade e adaptabilidade.
Essas análises, por outro lado, reforçam que, apesar de a automação estar presente no cotidiano dos trabalhadores, ela ainda não será suficiente para substituir as qualidades propriamente humanas. A tecnologia pode ser um braço direito das organizações, mas também é preciso humanizar sua utilização para unir os diferentes potenciais que as pessoas e as máquinas podem oferecer aos ambientes de trabalho contemporâneos.
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