Foi lançado nesta segunda-feira (21), em Curitiba, o programa CoopINOVA, parceria entre o Sebrae/PR e a Cooperativa de Crédito dos Profissionais (CredCrea) dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Crea). A iniciativa é destinada a pequenas e médias empresas do Paraná cooperadas da CredCrea que pretendem aprimorar desempenho e competitividade.
A primeira turma do programa no Paraná conta com 50 empresas inscritas, que serão beneficiadas com análises empresariais, consultorias e workshops. As inscrições continuam abertas para uma segunda turma, que disponibiliza mais 50 vagas até o dia 13 de setembro através de formulário on-line.
De acordo com Suelen Gibellato Suzuki, coordenadora de Indústria do Sebrae/PR, o programa será aplicado pelos consultores da instituição que, primeiramente, farão um diagnóstico para compreender as necessidades das empresas. Em seguida, são oferecidas 16 horas de consultoria especializada.
“O foco é trabalhar uma metodologia personalizada. Após o diagnóstico, são propostas ações customizadas para impulsionar a competitividade, levando em consideração as demandas individuais de cada empresa”, explica a consultora.
Além disso, o programa tem 90% do seu valor subsidiado, sendo 50% pelo Sebrae/PR e 40% pela CredCrea. Isso resulta em uma contrapartida financeira de somente 10% do valor total do atendimento para os empresários cooperados que optarem por participar da iniciativa.
O coordenador de Serviços Financeiros do Sebrae/PR, Amberson Bezerra da Silva, acrescenta que divulgação e coordenação do programa é feito pelo Credcrea, enquanto o Sebrae/PR orienta e promove o acesso consciente ao crédito.
“O CoopINOVA vai capacitar empresários, gestores e lideranças dos cooperados para diminuir custos, amentar a lucratividade, promover a inovação, aumentar o faturamento e incrementar as vendas”, fala coordenador.
O casal Agnes Quirico e Bruno Quirico, proprietários de loja especializada em materiais para drywall e steel frame localizada em Curitiba, estão entre os primeiros participantes.
“Esta oportunidade nos interessou bastante, visto que reconhecemos a possibilidade de otimizar nossas práticas atuais. Depois dos esforços para manter a empresa no primeiro ano, queremos aproveitar o programa para superar os desafios presentes, avaliar nossos acertos e identificar áreas para aperfeiçoamento”, descreve Bruno.
O presidente da CredCrea, Gelasio Gomes, conta que a instituição estava ansiosa para trazer o programa para o Paraná, depois de ter sido implantado com sucesso em Santa Catarina.
“Mais de 350 empresários catarinenses participaram do CoopINOVA e todos nos passaram um feedback muito positivo, tanto que grande parte mencionou que planeja repetir essa experiência. Através dessa colaboração entre o Sebrae e a CredCrea, queremos capacitar os empreendedores, para que possam gerir suas empresas de forma mais eficaz, alcançando um sucesso sustentável”, garante o dirigente.
Participaram do evento, no Sebrae/PR, o presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha de Oliveira, o gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae/PR, Agnaldo Castanharo, além de empresários e técnicos do setor.
Palestra
O lançamento foi finalizado com a palestra “Tendências de consumo e mercado para a construção civil”, ministrado por Ieda Westphal Tacla, doutora em gestão da inovação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Feira do Empreendedor 2023
Promovida pelo Sebrae/PR, de 14 a 17 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking e informações sobre o mercado, com orientações e consultorias de especialistas. O evento terá expositores de segmentos como franquias, máquinas e equipamentos, serviços e soluções digitais.
A Feira apresentará lojas conceito de moda, cafeteria, petshop e salão de beleza, palestras, rodadas de negócios, além de espaços de experiência e games, com foco em negócios e empreendedorismo. Mais informações e inscrições pelo site www.sebraepr.com.br/feiradoempreendedor.
Foto: Arquivo / Tânia Rêgo / Agência Brasil
Comentários estão fechados.