Convite ao Teatro
O projeto Convite ao Teatro de hoje (11/8) traz o espetáculo “Entrensejos”, primeiro fruto do projeto Akousma, que estreou em 2019. Essa apresentação é às 20h no Teatro Barracão, com entrada gratuita e classificação 10 anos.
“Entrensejos” é uma experiência teatral que não foi feita para ser vista, mas sim para ser ouvida. Trata-se de um projeto de investigação da dramaturgia do som – entendendo aqui o som, o ruído e também o silêncio – como material criativo para ações cênicas.
Livremente inspirado no personagem Seu Nicolau, criado por Frei Beto no livro “Alucinado Som de Tuba”, o tema abordado é a memória. Seu Nicolau conta suas memórias por meio do som, para serem ouvidas por quem quiser. No espetáculo, por alguns instantes os espectadores são convidados a ter seus olhos vendados para experimentar um espetáculo sonoro.
A peça quer nos alertar sobre viver o tempo presente e estar por inteiro para escutar o que está no entorno de nós mesmos, entender que o som tem algo para dizer além do óbvio.
O elenco é formado por Bárbara Bittencourt, Eduardo Carvalho, Kemmy Yot e Vanderlei Junior, também responsáveis pela direção. Vale a pena conhecer.
Os ingressos devem ser retirados até 30 minutos antes na bilheteria do teatro, mas chegue cedo, pois o público é limitado.
Agô
A terceira edição do Agô Afro Festival acontece nos dias 12, 15, 16 e 17 de agosto, oferecendo gratuitamente atrações musicais, workshop on-line e mostra de curtas-metragens. O projeto é viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti, foi idealizado e é coordenado pelos artistas Felipe de Moraes (o Momô) e Rubia Divino.
O primeiro dia do festival, dia 12, traz as atrações musicais, que se apresentam na Vila Olímpica entre 16h e 23h.
A programação contempla atrações locais e de fora, começando pelo DJ Ed Groove, que abre o evento se apresentando das 16h às 17h, seguido do rapper Blackstage das 17h30 às 18h30, da Black Trava das 19h às 20h e das atrações paulistas Duquesa (das 20h às 21h) e Peroli (das 21h às 22h).
Os workshops online são com Tainá Ramos e Ciça Pereira (da Zeferina Produções, de São Paulo), das 19h30 às 21h30, tendo como temas nos dias 15 de agosto “Raio X do artista” e no dia 16 o tema “Como achar seu nicho”. As inscrições serão via formulário, para ações na plataforma Zoom. Abaixo os links:
Dia 15 de agosto: tema “Raio X do artista”
Link de inscrição: https://forms.gle/6Bf2iEK3SK8Gka5T6
Dia 16 de agosto: tema “Como achar seu nicho”
Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfO8He4db_Ar5-7O1RibvDI0l0nRpkCa2dz6KRUgryydcSeLw/viewform
Mais informações no instagram @agoafrofestival
Nipo
A 32ª edição do Festival Nipo Brasileiro continua até o dia 13 na Acema – Associação Cultural e Esportiva de Maringá, localizada na Av. Kakogawa, 50, Parque das Grevíleas.
O evento oferece vasta programação artística e gastronômica em homenagem à cultura nipônica, com ingressos a R$ 10 (inteira).
As atividades acontecem em quatro pavilhões distintos: comercial, artístico, cultural e gastronômico, reunindo diversos expositores de produtos e serviços, atrações artísticas e culturais tradicionais do Japão e, claro, opções gastronômicas. Confira a programação dos próximos dias:
Sexta-feira (11/08)
19h30 – Bon Odori;
20h – Escola de Língua Japonesa da ACEMA;
20h30 – Grupo Folclórico Os Lusíadas;
21h – Show musical: Suzana Sano e Convidados;
21h45 – Wakadaiko e Saikyou Yosakoi Soran;
22h15 – Matsuri Dance.
Sábado (12/08)
19h30 – Grupo Folclórico da ACEMA;
20h – Show musical: Cintia Nishimura e Beto Sasazaki;
21h – Show musical: Saikyou Yosakoi Soran e Wakadaiko;
22h – Matsuri Dance.
Mais informações no site: https://www.festivalnipobrasileiro.com.br
Convite ao Cinema
O Convite ao Cinema traz neste sábado, 12/08, o filme “Sonata de outono”, de Ingmar Bergman. Selecionado pelo curador e coordenador do projeto, Paulo Campagnolo, que coordena o debate sobre a obra, o filme será exibido às 20h no Auditório Hélio Moreira (anexo à Prefeitura, na Av. XV de Novembro, 701). A entrada é gratuita e a classificação é 16 anos.
Sobre o filme, Campagnolo diz o seguinte:
“A única parceria entre o mestre sueco e a grande estrela de Hollywood, Ingrid Bergman (também sueca), rendeu uma pequena peça de câmara que a música de Chopin, os desempenhos estarrecedores, a fotografia exemplar de Sven Nykvist e a condução rigorosa de Ingmar elevam à condição de grande obra.
Ingrid é uma pianista famosa que, depois de 7 anos, retorna para visitar sua filha Eva (Liv Ullmann) – que cuida da irmã mais nova deficiente – e, ao longo de um dia e uma noite, as duas irão se confrontar num catártico acerto de contas, com os ressentimentos da filha em contraste com a frieza amarga da mãe relapsa. Duro e brilhante a um só tempo”.
Axé
Celebrando o mês do Patrimônio Cultural de Maringá, o mês da Capoeira e o dia do Maracatu de Baque Virado, vem aí o “Batucajé: Casa Luanda em festa”. O evento é domingo (13/8) e começa às 15h com entrada gratuita, na Travessa Liberdade, 245. Terá roda, comida e bebida, música e dança, oficina e comunhão ao som dos tambores. Confira as atrações:
– Bumba meu boi Anjos da Guarda
– Vivência Danças Populares com Mestre Magnata (Fortaleza/CE)
– Lançamento do documentário “Elas en’Cantam Capoeira”
– Exibição do documentário “Bumba-meu-boi: Anjos da Guarda bem imaterial de Maringá”
– Maracatu Roda do Encanto
– Capoeira Angola Dinda
– Sambada Pé de Laranjeira
– Acarajé de Laís de Oyá
– Bar, cerveja e drinks
Ilustração
A exposição “Desenheiras – Um panorama da ilustração feita por mulheres de Maringá e região” segue aberta na sala de exposição do Teatro Callil Haddad até o dia 29 deste mês e pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta das 8h às 21h e aos sábados e domingos das 8h às 20h.
A ação faz parte do Convite às Artes e visa expor o trabalho de cinco ilustradoras locais que trabalham com a linguagem da arte digital, principalmente com a produção de ilustrações digitais e que mantém ativo o compartilhamento de seus trabalhos com o público por meio das redes sociais.
Integram o projeto as artistas Adrieli Storini, Hellen Vieira, Naomy Dolci, Primavera e Soraya Tory. Ao todo estão sendo expostas 25 obras de estilos diferentes. Vale visitar! A classificação é livre.
Exposição
Últimos dias para visitar a exposição “AÇÃO! arte manifesta”, uma mostra de artes visuais que conta com a participação de 15 jovens artistas de Maringá e de outras cidades do Brasil.
A visitação é gratuita e ocorre todos os dias, até 14/08, das 8h às 23h, no Mercadão de Maringá, que fica na Av. Prudente de Morais, 601, Zona 07. A classificação é livre.
Essa ação surgiu do desejo da sol-te companhia de ampliar as possíveis relações entre a arte teatral e as artes visuais, por meio da criação de um espaço expositivo polifônico que, mais do que apenas abordar a juventude como temática, permita que o próprio jovem se manifeste criativamente, expondo seu olhar sobre o mundo através da imagem.
Exposição II
Também nos últimos dias está a exposição “A/cor/do que brilha”, com obras do maringaense João Paulo Baliscei, que além de artista também é professor e pesquisador na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e atualmente coordena o curso de Artes Visuais.
A exposição, produzida via Prêmio Aniceto Matti, reúne mais de 40 obras em diferentes técnicas das Artes Visuais.
A visitação pode ocorrer gratuitamente até 18 de agosto, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sala Lukas do CAC – Centro de Ação Cultural Márcia Costa, na Av. XV de novembro, 514, centro.
Teatro
No feriado do dia 15 de agosto, às 18h, na praça da Catedral, a Associação Cultural Lírius faz uma apresentação única de “Dormição e Glória, uma ode à Virgem”, espetáculo de teatro que conta a história dos últimos momentos da vida de Maria de Nazaré, a mãe de Jesus.
Essa é a mais nova produção da Lírius, que também realiza a Paixão de Cristo e o Auto de Natal.
A produção reúne 40 pessoas, entre atores e equipe técnica. A peça se baseia no livro de um monge que viveu por volta de 1800, Dom Ildefonso, que traz um compilado de vários textos de vários santos que falam sobre a subida de Maria de corpo e alma aos céus.
A apresentação terá intérprete de Libras.
Ciclo
O Núcleo de Estudos e Criação Cênico-Visual (NEC), projeto de pesquisa ligado ao curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está com as inscrições abertas para o curso de extensão online Ciclo de Debates: Artes Cênicas e Produção Cultural.
O Ciclo de Debates tem como objetivo apresentar princípios básicos da produção cultural, sobretudo no que diz respeito às artes cênicas, por meio de debates com pessoas experientes na área.
Assim, o curso visa instaurar um espaço propício para trocas de experiência e suporte para as pessoas iniciantes no campo da produção cultural, contribuindo para a expansão e aprimoramento das ações culturais desenvolvidas por elas.
Os encontros acontecem entre os dias 23/08 e 27/09, às quartas-feiras, das 19h30 às 21h, via Google Meet. Cada encontro terá pessoas convidadas para debater sobre um tema previamente definido.
Esta que vos fala estará presente participando da mesa “Produção Cultural em Maringá”, juntamente com Alan Gaitarosso, do Arena das Artes. Será a última, no dia 27/09. Inscrições aqui.
Comentários estão fechados.