Fiscalização contra vendedores ambulantes em Maringá gera confusão e repercute nas redes sociais; VÍDEO

Compartilhar

Um vídeo gravado na manhã deste sábado (29) mostra agentes de fiscalização apreendendo mercadorias de um dos vendedores, o que gerou uma discussão no meio da Avenida Brasil.

Por Redação – Atualizado em 31/07/2023

Uma ação de fiscalização da Prefeitura de Maringá contra vendedores ambulantes que estariam atuando no centro da cidade gerou um princípio de confusão na manhã deste sábado (29). Um vídeo gravado na Avenida Brasil e publicado nas redes sociais mostra um fiscal, acompanhado de integrantes da Guarda Municipal, apreendendo as mercadorias de um suposto ambulante.

Durante a apreensão, o homem tenta impedir a fiscalização de levar seus produtos e recebe um empurrão. Após cair no meio da avenida, o vendedor se levanta e começa a discutir com os agentes. A gravação termina quando o carro da fiscalização sai, levando as mercadorias apreendidas. O vídeo pode ser conferido neste link.

As imagens foram compartilhadas por algumas páginas de notícias e, em uma delas, chegou a ter mais de 70 mil visualizações. O Maringá Post procurou a Prefeitura de Maringá para comentar o assunto, que se manifestou por meio de nota. Leia na íntegra:

A Fiscalização Integrada da Secretaria de Fazenda atuou na sexta-feira, 28, após denúncias na Ouvidoria Municipal, e apreendeu mercadorias comercializadas irregularmente na região central da cidade. Após a apreensão, o vendedor, que não possui licença do município, conforme exige a lei municipal nº 5855/2002, pegou as mercadorias apreendidas, que estavam no veículo oficial. O fiscal atuou para recuperar os produtos.

A venda de produtos de forma irregular é crime, segundo a lei nª 5855/2002. As fiscalizações são realizadas a partir de denúncias dos comerciantes e comunidade na Ouvidoria Municipal. Todas as ações de fiscalização são precedidas de orientação e advertência, sendo a apreensão de mercadorias a última medida adotada. O objetivo principal das ações é levar informação aos vendedores ambulantes quanto as condições para obter a licença.

Foto: Reprodução/Instagram


Compartilhar