Seguindo o exemplo do que já ocorre em grandes clubes brasileiros, a equipe maringaense terá especialistas na observação e captação de novos atletas.
Por Victor Ramalho
Quando um grande clube do Brasil contrata um jogador ‘desconhecido’ e, tempos depois, ele desponta como destaque da equipe, muitos se perguntam: qual é o processo por trás disso? Os exemplos são muitos, como Vitor Roque, que foi contratado pelo Athletico Paranaense após pouquíssimos jogos no profissional do Cruzeiro ou Piqueréz, uruguaio que veio do Peñarol para se tornar um dos melhores laterais-esquerdos do Brasil jogando pelo Palmeiras.
A resposta pode estar na tecnologia e no surgimento de um novo departamento, sempre interligado ao futebol: o departamento de análise de desempenho. Atualmente, muitas equipes das Séries A e B contam com profissionais capacitados na observação de atletas em equipes menores, observando estatísticas para analisar se aquele atleta poderá ser um grande jogador no futuro. Esse processo ocorre tanto nas categorias de base quanto no futebol profissional.
Entendo essa dinâmica, o Aruko Sports Brasil, de Maringá, seguirá o mesmo caminho. Enquanto se prepara para disputar o Campeonato Paranaense 2024, a equipe implementou, já neste ano, o Departamento de Inteligência e Mercado do Futebol – o Centro de Inteligência ASB, com o intuito de melhorar a capacitação de atletas e o desempenho da equipe profissional no Campeonato Paranaense.
“O Centro de Inteligência ASB busca juntar diversos aspectos físicos, técnicos e táticos tanto das nossas equipes quanto a dos adversários, para ajudar no desempenho e evolução dos nossos times em jogos tanto da base quanto no profissional. Ele (CIASB), foi bastante útil para gente no campeonato paranaense para termos uma melhor noção tanto da nossa equipe quanto dos adversários, com vídeos e intervenções, juntando também com a parte física com os nossos preparadores físicos durante a competição. Nós tivemos um resultado bem legal, e agora temos uma base e estamos aprimorando para a próxima temporada”, comenta Vitor Oliveira, analista e coordenador do departamento.
Após o fim da competição profissional, o trabalho também foi implementado nas categorias de base sub-15 e sub-17 masculina, além de ter auxiliado a equipe feminina durante o Campeonato Paranaense sub-15, trazendo assim mais um profissional para ajudar durante os campeonatos. “Nós temos um programa individual para os atletas das nossas categorias de base em que também implementamos as vertentes táticas, técnicas e físicas mas com um foco maior no desenvolvimento e na formação do atleta com um plano de desenvolvimento para cada um. Por conta disso, nós trouxemos mais um profissional, o Tiago Rosal, que veio por meio da parceria com o Futebol Interativo, que irá flutuar nas duas categorias mas com foco principal na equipe sub-17”, finaliza Oliveira.
O Aruko Sports Brasil está utilizando o CIASB para monitorar e avaliar atletas no Brasil e no mundo para a formação da equipe profissional para a temporada 2024.
Foto: João Victor Bulhak/Aruko Sports
Comentários estão fechados.