Os sensores com inteligência artificial detectam a aproximação do trem, ativando um semáforo para os motoristas. Sistema deverá estar funcionando completamente em duas semanas.
Por Victor Ramalho
A Prefeitura de Sarandi e a Rumo Logística, concessionária que administra a linha férrea que corta a cidade e também passa por Maringá, estão testando uma nova tecnologia para aumentar a segurança de motoristas e pedestres no cruzamento de trilhos em zonas urbanas.
Duas passagens de nível sensoreadas foram instaladas em locais considerados pontos críticos no município. Os sistemas estão em funcionamento nos cruzamentos da linha férrea com as ruas América e Atílio Salvalagio. O primeiro entrou em operação dia 30 de junho e o segundo no último dia 12.
Conforme a empresa, os sensores utilizam inteligência artificial para detectar a aproximação do trem. A tecnologia será ligada a um semáforo, também instalado no cruzamento e que alertará os motoristas que passam pela avenida. No momento, o semáforo está apenas com pisca intermitente no amarelo. A ideia é que os motoristas e pedestres se habituem à nova sinalização ao longo das duas próximas semanas. Após o período, os semáforos vão funcionar habitualmente.
Os locais selecionados para receber a tecnologia contabilizaram 9 acidentes entre 2019 e 2022. A intenção da empresa e da administração municipal é avaliar se a tecnologia será eficiente para aumentar a segurança e reduzir essas ocorrências. “São avanços importantes na prevenção de acidentes e vamos monitorar a evolução do sistema no cumprimento de seus objetivos que, em primeiro lugar, é preservar a vida”, afirma o prefeito de Sarandi, Walter Volpato.
As passagens de nível sensoreadas são uma tecnologia pioneira desenvolvida pela Rumo. O objetivo inicial é trabalhar o projeto de forma educativa, avaliando o comportamento dos motoristas e pedestres utilizando o mesmo sistema de sinalização do trânsito rodoviário nos cruzamentos com a ferrovia. A empresa busca a homologação dessa sinalização junto às autoridades de trânsito e à Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para ampliar os testes no Paraná.
Antes de Sarandi, a empresa concentrou os testes em passagens em nível nos municípios de Apucarana, Mandaguari, Ponta Grossa, Arapongas, Jandaia do Sul e Curitiba.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Sarandi
Comentários estão fechados.