Os veículos, que circularão por toda a área do estacionamento rotativo na cidade, iniciam testes nesta terça-feira (18). De acordo com a Prefeitura de Maringá, os equipamentos não aplicam multas.
Por Victor Ramalho
Previstos no contrato de informatização do EstaR em Maringá, os veículos equipados com câmeras 360º que ajudarão na fiscalização dos agentes irão começar a circular na cidade nesta terça-feira (18). Os equipamentos ainda estão em fase de testes.
Conforme a Prefeitura de Maringá, serão dois automóveis, cada um equipados com quatro câmeras, instaladas no teto e capazes de captar imagens quase em 360º, além de contarem com sistema de GPS e software. O município garante que os veículos não aplicarão multas, apenas irão identificar carros que estejam estacionados em condição irregular.
Caso identifiquem alguma irregularidade, o software dos veículos irá emitir uma notificação ao agente mais próximo, para que ele verifique a situação. “Os agentes serão comunicados pelo software do EstaR e vão se deslocar até o local. Com essa ferramenta, vamos otimizar o trabalho e garantir ainda mais eficiência, já que os orientadores vão focar apenas nos pontos em que há comunicação de veículo estacionado de forma irregular”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana de Maringá, Gilberto Purpur.
Outra novidade dos equipamentos é a possibilidade de identificar, por meio da leitura de placas, automóveis em alerta de furto ou roubo. Nesses casos, um aviso será emitido para as forças de segurança de Maringá, também por meio do software de fiscalização.
Dois meses de funcionamento
No sábado (15) completou-se dois meses do início da operação do novo sistema digital do Estacionamento Rotativo (EstaR) em Maringá. Agora, os motoristas fazem o registro do estacionamento nas vagas demarcadas pelo EstaR a partir de um aplicativo, o “Estacione Legal”, disponível gratuitamente nas lojas de app.
A DSIN Tecnologia da Informação, empresa de Marília-SP, foi a vencedora da licitação aberta em 2022. O contrato foi assinado no dia 2 de março e implementação do sistema iniciada a partir dali. A empresa já opera o sistema de estacionamento rotativo digital em outras cidades do Paraná, como Londrina e Toledo. Ao todo, o município pagará R$ 820 mil pelo serviço.
O contrato previa a instalação de 25 totens de autoatendimento e outros 50 pontos de recarga de créditos para o aplicativo, que substitui os cartões físicos, além dos veículos de fiscalização que serão testados a partir desta terça-feira (18). Conforme estimativas da Prefeitura de Maringá, mais de 20 mil usuários já baixaram o app na cidade.
Foto: Rafael Macri/PMM
Comentários estão fechados.